Al Di Meola sofreu um ataque cardíaco enquanto se apresentava em Bucareste, capital da Romênia, na última quarta-feira (27). O guitarrista americano de 69 anos de idade foi levado a um hospital, onde recebeu atendimento e encontra-se estável.
Em depoimento à Associated Press, o fotógrafo local Dragos Cristescu contou que, em certo momento do show, o músico levou a mão ao peito. Em seguida, teve dificuldades para andar até os bastidores. Uma imagem foi registrada.
Enquanto isso, os outros integrantes de seu grupo continuaram tocando por vários minutos até o anúncio de que a apresentação estaria suspensa.
De acordo com uma declaração oficial do hospital de emergência Bagdasar-Arseni, Di Meola deu entrada com um quadro de infarto do miocárdio com elevação do segmento ST (STEMI). Trata-se de um tipo muito sério de ataque cardíaco, durante o qual uma das principais artérias do coração (que fornece oxigênio e sangue rico em nutrientes para o músculo cardíaco) é bloqueada.
Al Di Meola cancelado no Brasil
Al Di Meola havia sido anunciado como um dos headliners do Rio Montreux Jazz Festival, que acontecerá entre 11 e 14 de outubro no Morro da Urca, além de apresentações gratuitas na Orla do Rio de Janeiro e Forte de Copacabana. Porém, devido à situação médica, ele precisou cancelar o show.
Em nota, a organização afirma:
“A organização do Rio Montreux Jazz Festival comunica que o artista Al Di Meola está hospitalizado no exterior en ão se apresentará mais no festival. O músico se sentiu mal durante uma apresentação em Bucareste e foi imediatamente socorrido. O festival confia em sua recuperação plena e em breve divulgará nova programação para a noite de 11 de outubro.”
O músico complementa:
“Queridos fãs e amigos, queria reservar um momento para expressar minha mais profunda gratidão pela incrível manifestação de amor e apoio que recebi durante as últimas 24 horas.
Infelizmente, estou enfrentando uma situação médica que exige algum tempo de folga das apresentações e turnês. Quero garantir que estou recebendo o melhor atendimento possível e estou totalmente comprometido em ter uma recuperação completa.
A música sempre foi uma fonte de cura e força para mim, e mal posso esperar para voltar ao palco e compartilhar minha música com todos vocês. A energia e a conexão que sinto quando me apresento são verdadeiramente especiais, e sempre soube, ao longo dos anos, que posso falar muito mais através de minha música do que palavras podem expressar.
Planejo voltar em 2024 e já estou ansioso para fazer música juntos mais uma vez. Seu apoio inabalável significa muito para mim e é uma força motriz em minha jornada para a recuperação.
Aguardem mais atualizações e prometo mantê-los informados sobre meu progresso. Enquanto isso, mantenham a música viva e nos vemos em breve.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.