Após a trágica morte de Randy Rhoads, Ozzy Osbourne enfrentou uma instabilidade de guitarristas. Michael Schenker não quis assumir a bronca, Bernie Tormé tapou buraco e Brad Gillis se reuniu com o Night Ranger assim que a oportunidade apareceu. Coube a Jake E. Lee oferecer um pouco de normalidade ao cenário, embora seja muito claro que a relação nunca tenha se convertido em algo realmente especial.
Tanto é verdade que, mesmo com o músico presente, o Madman seguia procurando novos postulantes à vaga. Em entrevista ao The Metal Voice, transcrita pelo Blabbermouth, Adrian Vandenberg revelou ter sido sondado pelo cantor à época em que a banda que leva seu sobrenome abriu shows da turnê do álbum “Bark at the Moon”, em 1983.
“O tour manager dele nos apresentou na sala de jantar de um dos hotéis por onde passamos. Ozzy perguntou: ‘Adrian, você quer entrar na minha banda?’ Respondi: ‘Cara, estamos abrindo para vocês. E Jake E. Lee é um músico fantástico.’ E ele murmurou algo como: ‘Vamos manter contato’ ou algo assim.”
Posteriormente, o holandês soube o motivo da abordagem. E tinha justamente a ver com quem já não estava mais presente.
“Mais tarde, algumas pessoas mencionaram que Don Airey (tecladista, atualmente no Deep Purple) e alguns outros caras da banda mencionaram a Ozzy que meu estilo de tocar tinha muita semelhança com o de Randy Rhoads no sentido de influências clássicas, metal europeu combinado com o americano, blues e tudo mais. À época eu não estava muito familiarizado com Randy, porque Ozzy não era tão popular na Europa, embora fosse gigante nos Estados Unidos. Inclusive, lembro de ficar surpreso quando recebemos o convite para abrir a turnê, pois não tinha ideia do tamanho dele na América.”
Ozzy Osbourne e Adrian Vandenberg
Jake E. Lee acabaria permanecendo com Ozzy para o álbum seguinte, “The Ultimate Sin” (1986). Após sua saída, o Madman daria início a uma longa e prolífica parceria com Zakk Wylde.
Adrian encontraria o sucesso ao se juntar a David Coverdale no Whitesnake, participando do auge comercial do grupo. Em anos recentes, reativou o Vandenberg. O novo álbum da banda, “Sin”, saiu no último mês de agosto.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.