Por mais que seja aclamado por seus filmes pelo mais diversos aspectos, Quentin Tarantino também precisa conviver com críticos de seus trabalhos. Há quem o acuse de copiar em excesso longas que influenciaram sua carreira e ser pouco original. O que o próprio cineasta pensa sobre o assunto?
O diretor já admitiu que, de fato, costuma misturar aspectos de diversas obras em seus trabalhos.
“Eu pego (coisas) de qualquer filme que já foi feito. Se há algo sobre meu trabalho, é que eu pego isso disso e aquilo daquilo e misturo tudo.”
Justamente por conta disso, há quem goste de criticar Tarantino. Um nome muito famoso que já o “descascou” foi o renomado compositor de trilhas sonoras Ennio Morricone. Os dois trabalharam juntos em “Os Oito Odiados”, onde tiveram seus desentendimentos.
Morricone afirmou não considera Tarantino original como os cineastas do passado.
“Ele apenas roubas dos outros e aproveita novamente. Não tem nada de original nisso. E ele não é um diretor também. Não há como o comparar com os grandes de Hollywood como John Huston, Alfred Hitchcock ou Billy Wilder. Eles eram ótimos. Tarantino apenas cozinha coisas antigas.”
“Um alvo em mim”
Ciente destas críticas, Quentin Tarantino já afirmou (via CheatSheet) que por conta disso, sente como se carregasse um alvo o tempo todo e se defendeu.
“É como se tivesse um alvo em mim. Os críticos sabem que sou um cinéfilo e eles sabem que não tenho vergonha de abraçar um gênero e transformam isso em uma checklist. É como, vocês sabem, algo vagamente insultante. ‘Ah, ele pega um pedaço do (Sergio) Leone, adiciona um pouco do (Michael) Cimino’, é sobre isso. Não teria durado tanto tempo se fosse apenas isso.”
“Kung Fu Panda” copiou filme de Tarantino?
O próprio cineasta também já esteve do outro lado da moeda. Em uma ocasião, afirmou que considera a franquia de animação “Kung Fu Panda”, uma das mais bem-sucedidas dos últimos anos, uma cópia de um dos seus trabalhos mais famosos.
“Francamente, ‘Kung Fu Panda’ é simplesmente um paródia direta de ‘Kill Bill’. De todas as maneiras.”
Ainda assim, Tarantino levou na esportiva e agradeceu o que considera uma “homenagem”.
“Eles estão me mantendo culturalmente relevante na cultura pop. Isso não tem preço.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.