A Netflix, como pioneira dos serviços de streaming, tem seu conteúdo exclusivo como um dos pontos fortes. Ao mesmo tempo, vem daí uma das maiores reclamações dos assinantes.
A empresa tem o péssimo hábito de cancelar séries até quando o desempenho delas na plataforma parece positivo. Contudo, um dos executivos responsáveis pelas séries nos Estados Unidos e Canadá explicou o motivo.
Peter Friedlander conversou com a Variety e foi questionado sobre a prática, que já deixou fãs órfãos de várias séries da Netflix. Ele explicou que aquilo que vemos como Top 10 do momento é um bom indicativo do quanto uma obra é popular, mas o ranking não afeta diretamente a tomada de decisões nas altas cúpulas do serviço de streaming.
“Eu acho que o Top 10 é uma ferramenta útil para as pessoas encontrarem séries, descobrirem séries, falarem sobre as séries e também ajuda vocês a verem. O Top 10 realmente funciona dessa forma e acho que é algo que fala sobre a popularidade do momento, acho que é sobre o que realmente é naquele momento. E então, nós temos que tomar nossas decisões.”
O executivo também lamentou muitos dos cortes e explicou que para os trabalhadores da Netflix, é difícil cancelar séries. Muitos deles se identificam com o conteúdo próprio e também são fãs, mas segundo Friedlander, é parte do trabalho deles e precisa ser feito.
“Eu acho que você vai ouvir isso de muita gente, mas os cancelamentos são a parte mais difícil desse trabalho e quando você pensa no trabalho que os criadores e todas as pessoas da Netflix colocaram naquilo, nós nos importamos passionalmente com eles, não é algo que levamos numa boa.”
Outras explicações
As explicações dadas por Peter Friedlander não são exatamente objetivas, já que, como funcionário da empresa, ele não poderia entrar em detalhes. Porém, há algumas razões não mencionadas pelo executivo que podem justificar alguns cancelamentos inesperados.
O principal tem a ver com custos. Por mais que uma série faça sucesso, pode ser que o êxito dela seja apenas dentro de um nicho – e que seu orçamento não seja compatível com o alcance.
Em uma conferência da INTV (via Tecnoblog), a chefe de conteúdo original da Netflix, Cindy Holland, comentou que há um conjunto de razões que levam a um cancelamento. Porém, tudo gira em torno da audiência conquistada por aquela obra.
“É uma combinação de coisas. Quando estamos investindo, decidimos quanto investir com base na audiência. Se o público não aparecer, pensamos no motivo para continuar a investir em algo que não é tão bom quanto esperávamos. Obviamente, a recepção da crítica também é importante, mas estamos realmente tentando ‘esticar’ nosso investimento financeiro o máximo que pudermos para compensar o dinheiro dos investidores — é deles, não nosso.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.