Como Luiz Carlini criou o solo de “Ovelha Negra”, de Rita Lee

Guitarrista descreveu experiência de composição como "meio sobrenatural" e destacou simplicidade do trecho

Uma das partes mais marcantes de “Ovelha Negra” — clássico lançado por Rita Lee no álbum “Fruto Proibido” (1975) com a banda Tutti Frutti — é o solo de guitarra. A passagem foi criada pelo guitarrista Luiz Carlini.

A ideia surgiu durante um sonho. Como o músico explicou recentemente à Veja, divulgando o recém-lançado documentário “Luiz Carlini: Guitarrista de Rock”, o processo de composição teve um caráter meio “divino” e não contou com muitos segredos, já que o objetivo era a simplicidade:

“O solo é o auge de um guitarrista. Sonhei com esse solo, foi uma coisa meio sobrenatural. Ele é simples, mas é aquilo: menos é mais, sempre. É um solo assoviável. Me lembro de um show que fizemos nos anos 1970 em Belém, no Pará. Vi uma mulher indígena limpando o hotel, ela estava até descalça, e assoviava o solo de Ovelha Negra. Foi ali que percebi que a gente havia quebrado todas as barreiras. Uma coisa que escrevi aqui na minha casa, na Pompeia, e que o Brasil inteiro conheceu.”

- Advertisement -

Até hoje, o artista guarda a guitarra onde compôs o solo. Ele comprou o instrumento — uma Gibson Les Paul Gold Top apelidada de “Brigitte” em homenagem a Brigitte Bardot — de um estrangeiro desconhecido em Ipanema, no Rio de Janeiro, como relembrou. 

“A história dessa guitarra é quase sobrenatural. Em 1974, Rita viajou para os Estados Unidos e pedi para ela trazer a guitarra para mim. Mas o banco mandou o dinheiro para outro país e a Rita não conseguiu comprar. Quando ela voltou ao Brasil, nós viajamos para o Rio de Janeiro e eu estava caminhando em Ipanema quando um gringo me parou, do nada, e perguntou em inglês se eu queria comprar uma guitarra. Quando vi, era o mesmo modelo de guitarra que eu queria que Rita trouxesse para mim. E ela estava nova. O gringo deve ter me parado porque eu era cabeludo e usava uma camisa dos Rolling Stones. Fui ao banco e só saí de lá após o gerente finalmente encontrar os 350 dólares que depositei e me devolver. Comprei a guitarra do gringo e ela tinha um adesivo do I Ching que significava que aquele objeto deveria ser meu. Era para essa guitarra ser minha. E foi nela que compus ‘Ovelha Negra’.”

Durante conversa com o site Pedaço da Vila anos atrás, em 2016, o guitarrista deu outros detalhes acerca da história.

“Eu queria comprar uma Gibson Les Paul. Como a Rita Lee ia viajar para Nova York, pedi para ela comprar uma para mim. Expliquei o modelo e as lojas onde ela poderia encontrar o instrumento, que custava trezentos e poucos dólares. Meu avô me emprestou o dinheiro e depositei para ela retirar no Citibank. Depois de 15 dias de ansiedade, fui esperá-la no Aeroporto de Vira Copos. Quando ela desceu do avião, não tinha nada em suas mãos; ela retirou todas as malas e eu não vi a guitarra. Ela me contou que o dinheiro não havia chegado. Fiquei péssimo, estava sem dormir esperando. No dia seguinte, viajamos para o Rio de Janeiro para gravar o disco ‘Atrás do Porto Tem Uma Cidade’. Eu estava arrasado sem a minha guitarra. À noite fui passear pelos bares cariocas e saiu um cara do meio da multidão e me disse: ‘do you wanna buy a Gibson Les Paul guitar?’ (você quer comprar uma guitarra Gibson Les Paul?). Eu nunca esqueci essa frase. A guitarra estava num hotel na Rua Visconde de Pirajá e fui com ele até lá. O rapaz era um compositor austríaco que comprou a guitarra em Londres, e, ao chegar ao Rio de Janeiro, torrou o dinheiro que precisava para ir à Argentina. Por isso queria vender a guitarra. Isso era num sábado e combinei o negócio para segunda-feira de manhã. Não dormi mais. A guitarra era do modelo e da cor que eu tinha pedido para a Rita comprar. O cara nunca tinha me visto.”

Por fim, ao mesmo portal, contou que inicialmente a concepção de um solo para “Ovelha Negra” não recebeu uma reação positiva. No entanto, depois certa insistência, o produtor Andy Mills resolveu ceder e colocá-lo na canção.

“Mesmo com o disco gravado e mixado, analisando a música ‘Ovelha Negra’, percebia que estava faltando alguma coisa. Pensei tanto num solo de guitarra para o fim da música que sonhei com ele e acordei assobiando. Quando contei no estúdio a minha ideia, escutei: ‘você está louco? A música está ótima, não precisa de solo nenhum’. Todos foram contra a ideia. Falei de novo, insisti; foi só na terceira vez, já de madrugada, que o produtor pediu para eu mostrar. Quando eu terminei o solo, todos acharam muito bom e ele foi gravado de primeira. A música estourou nas emissoras de rádio. Todo mundo aprendeu a assobiar o solo, feito com meia dúzia de notas.”

Luiz Carlini e novo documentário

No último dia 3 de agosto, estreou em cinemas selecionados o documentário “Luiz Carlini – Guitarrista de Rock”. Dirigida pelo jornalista Luiz Carlos Lucena e distribuída pela Lira Filmes, a obra conta com registros de várias épocas da carreira do instrumentista – que mostra no filme algumas de suas guitarras mais expressivas, como revelou à revista Veja.

Leia também:  O “garoto que substituiu Eric Clapton” e depois virou guitarrista do Poison

Completando o conteúdo, depoimentos de nomes como Andreas Kisser (Sepultura), Erasmo Carlos, Roberto Frejat, George Israel (Kid Abelha), Guilherme Arantes, Juba (Blitz), Kiko Zambianchi, Pepeu Gomes, Supla e Wanderlea.

Confira um trailer a seguir.

Sobre o guitarrista

Atualmente com 70 anos, Luiz Sérgio Carlini foi roadie dos Mutantes, seus vizinhos no bairro da Pompeia. Após a saída de Rita Lee, se juntou à cantora na criação do Tutti-Frutti, grupo que lançaria alguns dos mais icônicos álbuns do rock nacional, especialmente “Fruto Proibido” (1975), segundo da banda.

Integrou o Camisa de Vênus nos anos 1990, além de ter colaborado com Titãs, Barão Vermelho e Capital Inicial entre outros. Ainda foi líder das bandas de apoio de Erasmo Carlos e Guilherme Arantes em diferentes épocas. Ainda conta com mais de 400 créditos em álbuns como músico de estúdio.

Leia também:  A banda que fez Kirk Hammett se apaixonar por heavy metal

Atualmente, segue comandando o Tutti-Frutti em shows pelo Brasil. No livro “Rita Lee — Uma Autobiografia” (2016), foi acusado de ter se apropriado do nome do grupo. Em entrevista à Veja, meses mais tarde, se defendeu.

“Por acaso o nome era dela? Não. Então não tem por que reclamar. Não perdi tempo lendo o livro, mas soube que ela falou mal de muita gente.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesComo Luiz Carlini criou o solo de “Ovelha Negra”, de Rita Lee
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades