A regra que Jimmy Page quis quebrar com “Stairway to Heaven”, do Led Zeppelin

Ao contrário de outras faixas do mesmo disco, músico passou meses trabalhando no arranjo e sequência de acordes

Antigamente, com os discos saindo em períodos mais escassos entre um e outro, artistas se preocupavam em captar a vibração do momento e oferecer o registro mais honesto possível. Porém, de vez em quando essa lógica era quebrada. Jimmy Page fez isso quando trabalhou em “Stairway to Heaven”, música mais conhecida da carreira do Led Zeppelin.

Enquanto as outras canções registradas no quarto disco da banda foram preparadas de maneira mais rápida e incisiva, a semibalada levou meses para ficar pronta. No período, o músico trabalhou minuciosamente no arranjo da canção.

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Em entrevista à Classic Rock, o compositor deixou claro que a proposta por trás da obra foi planejada em seus mínimos detalhes.

“Eu queria experimentar toda essa ideia musicalmente, a construção em direção a um clímax com John Bonham entrando mais tarde para dar aquele gás extra. Era como quebrar a regra de que o baterista devia sair espancando tudo desde o começo.”

O baixista e tecladista John Paul Jones concordou e atribuiu à experiência que ele e Page tinham em estúdio, trabalhando com diferentes artistas, como um componente importante para o resultado obtido.

“Tanto Jimmy quanto eu sabíamos muito bem como uma faixa deveria se desenrolar e os vários níveis pelos quais ela deveria passar.”

Robert Plant, que abertamente não nutre os mesmos sentimentos que os colegas pela música, teve a função menos trabalhosa. O vocalista reconheceu que a letra foi feita de maneira bem mais fácil que o arranjo.

“A letra foi feita muito rapidamente. Peguei uma pista muito fluida e anormalmente fácil.”

Led Zeppelin e “Stairway to Heaven”

Lançada no álbum “Led Zeppelin IV” (1971), “Stairway to Heaven” se tornou a música mais tocada em rádios na história, mesmo não tendo sido lançada como single. Calcula-se que ainda seja veiculada cerca de 4,2 mil vezes por ano nas principais estações de rock nos Estados Unidos.

Em tempos remotos, a canção foi usada por religiosos fanáticos como exemplo de mensagens invertidas de cunho satânico no rock. Recentemente, voltou a polemizar por conta de uma acusação de plágio da música “Taurus”, do grupo Spirit.

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João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

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