Não é tão incomum vermos alguns artistas não incluírem seus maiores sucessos nos repertórios de shows. Há casos em que isso acontece por algum tipo de desconforto pessoal. Em outros, é uma busca consciente por priorizar material novo ou raridades do passado. Ainda temos aqueles que possuem tantos clássicos que acaba sendo difícil não deixar algo para trás.
Josh Homme não acha correto quando uma banda despreza a própria obra, o que acaba desagradando fãs. Em entrevista ao podcast Tuna On Toast With Stryker (transcrita pelo Metal Injection), o vocalista e guitarrista do Queens of the Stone Age expressou sua visão sobre o assunto.
“Tenho consciência de que sempre irei tocar ‘No One Knows’. Além de ainda gostar dela, é uma espécie de compromisso para com o público. Como se dissesse ‘Eu suponho que isso faz parte do que os trouxe aqui para nos ver, então aqui está.’ Sempre acho um pouco idiota quando há bandas que não querem tocar os hits. Tratar uma canção que muitas pessoas gostam como fardo é apenas uma reação estranha a um presente que seus fãs lhe deram.”
Para Homme, agradar o público faz parte do que seria uma espécie de contrato informal estabelecido.
“Consigo entender aquela sensação de que um grande sucesso acaba ofuscando o resto do que você faz. Mas embora eu entenda parte desse sentimento, não concordo com negar o tipo de mundo que aquela música específica lhe deu. Com o pássaro dos anos vi muitos artistas fazerem isso – eles meio que ficam com raiva de sua própria obra por ela ter se dado bem, por criar este mundo ao seu redor.”
E ainda há a questão racional óbvia de aquele hit acabar gerando toda uma movimentação ao redor do nome da banda.
“Ter fãs é uma coisa legal. Quando se trata de tocar o que eles querem, sinto ser por isso que tudo está acontecendo, certo? Eles estão ali porque querem escutar o que gosta. E você precisava ter aquele grupo básico, até mesmo para poder fazer algo que venha a pegá-los desprevenidos. Fazer uma surpresa requer garantir que algumas coisas constantes vão acontecer, sabe? Por que eu não tocaria ‘No One Knows’?”
Atualmente, o Queens of the Stone Age promove o álbum “In Times New Roman…”, lançado em junho último. O trabalho chegou ao topo de 5 paradas nacionais entre Europa e Nova Zelândia. Ainda foi Top 10 em outros 12 charts. O grupo excursiona por terras norte-americanas acompanhado de Phantogram e The Armed.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.