As origens do punk são variadas, com muitos artistas creditados sendo precursores do movimento. Entretanto, uma das pessoas em particular que não pode ser considerada inventora do subgênero é Patti Smith. Ao menos essa é a opinião de John Lydon.
O vocalista do Public Image Ltd está com disco novo na praça, “End of World”, e deu uma entrevista para o tabloide inglês The Sun. Na ocasião, a qual reclamou de como o surgimento do punk é caracterizado nos Estados Unidos:
“Eu já ouvi um monte de jornalista americano fingindo que a influência do punk veio de Nova York. Oi? Bandas como Sweet, com ‘Ballroom Blitz’, e Mud com ‘Tiger Feet’ — isso é o que era!”
Lydon, então, listou artistas associados ao glam rock dos anos 1970, que serviram de inspiração para o punk inglês:
“T. Rex, David Bowie, Slade, Mott The Hoople, The Alex Harvey Band — a influência deles foi enorme. E eles tentam apagar isso e botar tudo em torno de Patti Smith. É tão errado!”
Cliff Richard do punk
O resto da entrevista trouxe John Lydon falando mal dos Ramones e seu visual, os culpando pela dogmatização do punk. Também tirou sarro do supergrupo Generation Sex, formado recentemente por seus ex-companheiros do Sex Pistols Steve Jones (guitarra) e Paul Cook (bateria) com Billy Idol:
“Boa sorte a eles, mas rapaziada, se acertem. O lado Pistols da coisa eles nunca entenderam direito e Billy precisou entrar pra ser o tradutor. No que o pobre Billy se meteu? A gente costumava chamar ele de Cliff Richard do punk, ele era um cara tão legal e fácil de se dar bem. Ele e Sid [Vicious, baixista] costumavam ser bem bobalhões sobre quem conseguia fazer a melhor cara de Elvis Presley.”
John Lydon e Public Image Ltd
“End of World”, novo álbum do PiL, saiu na última sexta-feira (11). É o primeiro trabalho do grupo no formato desde “What the World Needs Now…” (2015). O disco é dedicado à memória de Nora Forster, esposa de John Lydon, falecida no último dia 5 de abril.
Entre suas 13 faixas está a canção “Hawaii”, homenagem do vocalista à mulher, já divulgada em fevereiro durante a campanha da banda para representar a Irlanda no Eurovision Song Contest. O grupo sai em turnê pela Europa no mês que vem.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.