No final de 2009 o Aerosmith planejava embarcar em uma turnê sul-americana. No entanto, Steven Tyler tinha outros planos e decidiu se concentrar em sua carreira solo. O guitarrista Joe Perry aproveitou para excursionar pelos Estados Unidos promovendo o álbum “Have Guitar, Will Travel”.
O tempo passou e o cantor seguia distante da banda, aumentando os rumores sobre sua saída – que acabaram crescendo ainda mais após internação em uma clínica de reabilitação para tratar o vício em analgésicos, por conta de uma cirurgia. Sendo assim, os instrumentistas procuraram um novo frontman.
Entre os vários nomes estava o de Chris Daughtry. Revelado no “American Idol” – que, curiosamente, teve Tyler como jurado em algumas temporadas –, o cantor e guitarrista comanda o grupo que leva seu sobrenome e já vendeu cerca de 10 milhões de discos nos Estados Unidos. À época uma revelação, ele recordou o contato ao The Dave Rickards Podcast – com transcrição do Blabbermouth.
“Recebi uma ligação aleatória de Joe Perry. Atendi já respondendo: ‘primeiro de tudo, eu não sabia que Joe Perry tinha meu número, isso é incrível’. Pensei que fosse uma piada no começo, mas ele logo explicou o motivo de me telefonar. Falou: ‘eu não sei o que Steven está fazendo, mas queremos trabalhar, o que você acha de pegar a estrada conosco?’ Fiquei sem palavras.”
A reação de Chris Daughtry
Além de estar em um momento ascendente com a própria banda, Daughtry não se sentia a pessoa certa para o posto.
“Primeiro de tudo, eu não me considero um cantor do calibre de Steven Tyler. Não seria capaz de lidar com aquelas músicas do jeito que ele as aborda. É uma figura insubstituível, em minha mente. Além disso, Steven Tyler está vivo. Todo esse medo de irritar um dos meus heróis surgiu e eu simplesmente disse ‘não há como eu fazer isso, Joe’. Fiquei apavorado e recusei. Mesmo assim, é uma história que levarei no coração para o resto da vida.”
Aerosmith sem Steven Tyler
Anteriormente, a revista Classic Rock já havia apurado que Lenny Kravitz, Billy Idol e Paul Rodgers receberam convites para assumir a função. Sammy Hagar também afirma ter sido sondado, embora os próprios músicos não se recordem.
No fim das contas, ninguém topou assumir a bronca, o quinteto se acertou e segue junto até hoje. Aos 75 anos, Steven Tyler ainda é o único vocalista de toda a história do Aerosmith. E como a turnê de despedida está próxima, não parece que o cenário irá mudar em algum momento.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.