Quando o assunto é filmes de ação, não há como não se lembrar de Arnold Schwarzenegger. Afinal, ele foi um dos grandes astros – senão o maior – do gênero nos anos 1980 e 1990 e estrelou títulos como “O Exterminador do Futuro”, “O Predador” e “Conan, o Bárbaro”. Desta forma, nada melhor que perguntar para ele quais são os melhores longas do estilo.
Ironicamente, Schwarzenegger nunca citou algum filme que estrelou entre seus favoritos de ação. De início, o astro cita um clássico do cinema que também é lembrado como um dos melhores longas já produzidos na história.
“‘O Poderoso Chefão’, eu acho, quando se fala de filmes de ação, a história combinada com a ação. E, você sabe, personagens muito bem desenvolvidos e tudo mais. Quero dizer, ‘O Poderoso Chefão’ é, sem dúvida, um dos melhores desse gênero. E acontece que o Al Ruddy, que o produziu, também é um bom amigo meu. Ele tem, claro, as melhores histórias sobre a produção de ‘O Poderoso Chefão’. Histórias realmente maravilhosas.”
O segundo título lembrado por Arnold Schwarzenegger é “Westworld – Onde Ninguém Tem Alma”. No caso, o filme lançado em 1973, que foi dirigido e escrito por Michael Crichton e serviu de inspiração para a série produzida pela HBO.
Segundo o ator, foi este longa que o influenciou a viver o famoso Exterminador de “O Exterminador do Futuro”, que é, sem dúvidas, o papel mais famoso de sua carreira.
“Não é o mais lembrado dos filmes, mas teve um impacto profundo em mim. Foi o que me deixou realmente interessado em viver o Exterminador. Por que o Yul Brynner vive uma máquina que tem um mal funcionamento e é um filme muito bem feito, é um filme muito bem escrito.”
Mais um favorito de Arnold Schwarzenegger
Por fim, Arnold Schwarzenegger também não se esqueceu de mencionar o faroeste “Imperdoável”, dirigido por Clint Eastwood e que chegou a ganhar o Oscar de Melhor Filme.
O astro afirmou que gosta do filme simplesmente por ser fã dos trabalhos de Clint Eastwood.
“Eu sempre o idolatrei antes mesmo de vir para a América. Amava seus filmes de faroeste e segui sua carreira bem de perto, aí me tornei amigo dele e realmente o admirava. Ele é tremendamente habilidoso como produtor, diretor, com a música que faz para seus filmes, com sua atuação e direção – quero dizer, com tudo. Ele é um cara realmente muito sólido. Ele se desenvolveu em meio que um verdadeiro gênio.”
Sobre “O Poderoso Chefão”
Lançado em 1972, “O Poderoso Chefão” é constantemente citado entre os melhores filmes já feitos na história. Seu enredo retrata a vida da mafiosa família Corleone, chefiada por Don Vito Corleone, e a transformação de seu filho, Michael, em um impiedoso chefe do crime.
O clássico dirigido pelo renomado diretor Francis Ford Coppola tem um elenco pra lá de estrelado e conta com a presença de Marlon Brando, Al Pacino, James Caan, Robert Duvall e Diane Keaton. O longa ganhou diversos prêmios, incluindo o Oscar de Melhor Filme, e teve duas sequências, lançadas em 1974 e 1990.
Sobre “Westworld – Onde Ninguém Tem Alma”
“Westworld – Onde Ninguém Tem Alma” foi lançado em 1973 e tem como enredo um parque de diversões interativo e voltado para adultos, capaz de simular diversas eras da história. O local conta com androides idênticos a humanos que, de repente, passam a apresentar mal funcionamento.
O elenco do filme é composto por Yul Brynner, Richard Benjamin, James Brolin, Norman Bartold, Alan Oppenheimer e Victoria Shaw.
“Westworld – Onde Ninguém Tem Alma” foi bastante elogiado pela crítica e foi o primeiro da história a usar o chamado processamento digital de imagem, que pixelou as imagens que simulavam a visão dos androides. O filme ganhou uma sequência lançada em 1976 e inspirou duas séries de TV, com destaque para a que foi produzida recentemente pela HBO.
Sobre “Os Imperdoáveis”
“Os Imperdoáveis”, de 1992, se passa no famoso Velho Oeste americano – mais precisamente em 1880, no estado do Wyoming – e conta a história de dois cowboys semi-aposentados que ainda trabalham apenas por dinheiro. A dupla aceita se juntar a um jovem cowboy para executar um último trabalho.
Além do próprio Clint Eastwood, que também dirigiu e escreveu o roteiro de “Os Imperdoáveis”, o filme tem um elenco pra lá de estrelado e conta com Gene Hackman, Morgan Freeman, Richard Harris e Frances Fisher.
“Os Imperdoáveis” ganhou notoriedade por desmistificar diversos aspectos “românticos” do Velho Oeste, como a masculinidade dos homens e alguns estereótipos femininos. O filme foi bastante elogiado pela crítica e indicado a nove Oscars, vencendo nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor (Clint Eastwood), Melhor Ator Coadjuvante (Gene Hackman) e Melhor Edição.
*Texto construído com informações do site Far Out Magazine.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.