No final do ano passado, o percussionista Shawn “Clown” Crahan falou abertamente sobre a possibilidade de o Slipknot deixar de lançar álbuns e passar a focar em singles. A declaração foi concedida ao NME, após o músico ser questionado sobre os planos após “The End, So Far” (2022), disco que marcou o encerramento do contrato com a Roadrunner, gravadora da banda desde o primeiro trabalho.
Para o espancador de latões com cara de palhaço, a mudança implicaria em mais lançamentos e menos tempo de espera. Também possibilitaria aos fãs apreciar todas as músicas individualmente, ao invés de concentrar a atenção em uma ou duas, deixando o resto de lado.
“Eu sempre pensei: ‘como seria se o Slipknot fosse grande o suficiente para não ficarmos presos aos álbuns?’ Vamos dizer que em vez de esperar dois anos por 12 músicas, lançássemos uma nova por mês? Estaríamos distribuindo o mesmo trabalho, apenas em outro formato.”
O instrumentista ainda deixou claro que o possível redirecionamento de carreira não implicaria em uma perda de qualidade no material.
“Cada lançamento teria uma arte que o acompanha. E seria mais barato do que uma música individual normal. Passaria por todos os filtros – a banda, Corey Taylor, mixagem e masterização profissionais, sem cortar nenhum caminho. E queremos fazer isso porque acho que é hora de vocês, nossos fãs, terem acesso facilitado a tudo.”
Mais de meio ano se passou e o assunto segue rendendo. Durante a coletiva de imprensa no festival francês Hellfest (com transcrição do Blabbermouth), o baixista Alessandro “VMan” Venturella foi convidado a falar sobre o tema. Sendo um membro contratado, ele mediu as palavras.
“Não é uma coisa imutável. Agora que não estamos com uma gravadora, podemos fazer o que quisermos, sem ficarmos presos a certos aspectos.”
O músico ainda ressaltou as questões logísticas necessárias para o longo processo de gravação de um álbum.
“Estamos em um mundo onde tentar reunir todos para fazer um disco, colocando nove caras em um lugar como Los Angeles ou algo assim, se tornou um grande empreendimento. Considerando que, se tomarmos nosso tempo e fizermos as coisas que queremos, podemos lançar um single e podemos fazer isso aqui, acho que foi isso que Clown quis dizer.”
Slipknot e “The End, So Far”
Sétimo trabalho de inéditas do Slipknot, “The End, So Far” chegou ao 2º lugar na Billboard 200, principal parada dos Estados Unidos.
É o sexto disco da banda a figurar no top 10 americano. O feito foi repetido em outras 13 paradas internacionais, com destaque para o número 1 no Reino Unido, Austrália, Alemanha e Suíça.
Recentemente o tecladista e sampler Craig Jones deixou o grupo após 27 anos. Ele vem sendo substituído por um músico que, como de costume na história do conjunto, ainda não teve sua identidade revelada.
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