Nando Reis se apresentou no Festival de Inverno Rio 2023, no Rio de Janeiro, no último sábado (15). Durante o set, o cantor pediu a prisão do ex-presidente da República Jair Bolsonaro e, em posterior entrevista, explicou o posicionamento.
A manifestação aconteceu no final da performance. Como mostra o vídeo a seguir, o artista gritou:
“Vai para a cadeia, Jair Bolsonaro, sua hora está chegando, mané.”
Conversando depois com o Canal Brasil, responsável pela transmissão oficial do evento, Nando criticou os apoiadores do governo anterior e pediu por mais respeito.
“Quem não gostar do que eu estou dizendo, não goste. Não é preciso gostar, é preciso ter respeito. O que faltou nos quatro anos passados foi respeito. Quem acha que o que eu estou falando é ‘ir além’, essa pessoa está sem noção. Porque o que a gente está falando é recolocar as coisas nos lugares elementares. Não estamos falando nada demais. Respeito ao próximo, chega de racismo, chega de bater em gays… essa coisa absurda.”
Ainda em sua declaração, descreveu como “hipócritas” os cristãos que utilizam da religião para justificar preconceitos.
“Tem muita gente falando em nome de Deus, mas está fazendo o oposto, completamente o contrário, de tudo que foi o ensinamento de Cristo. Eu não sou cristão, não sou religioso, mas estou muito mais perto de defender os ensinamentos do cristianismo do que quem fica nesse papo de ‘Deus, família e o caralh#’. Bando de hipócritas.”
Protesto político e entrevista pós-show de Nando Reis no Festival de Inverno Rio. (2/2)
— Shows Ao Vivo (@Shows_AoVivo) July 16, 2023
: Reprodução / TV Globo pic.twitter.com/KB80xApqQ6
Durante o mesmo bate-papo, o músico disse que a maneira encontrada por ele para expressar-se politicamente foi em cima do palco. Por tal escolha, sofreu variadas ofensas nos últimos anos, como relembrou:
“A gente tem que marcar posição, cada um com a sua maneira. A minha maneira é essa, eu vou para o palco e na hora em que eu estou no palco eu quero sim que inelegível vá para a cadeia e falo mesmo. Quem não gostar, não gosta. Eu fui taxado de mamateiro da Lei Rouanet, passei quatro anos ouvindo calúnias, sendo difamado, a nossa classe toda.”
Nando Reis dividindo opiniões em 2022
Em julho de 2022, no festival Primal Rock, em Belo Horizonte, Minas Gerais, por exemplo, Nando Reis discursou contra o então governo da época e entoou um “fora Bolsonaro”. As reações se dividiram entre vaias e aplausos.
Mesmo após a manifestação negativa de outra parte do público, ele seguiu defendendo os povos indígenas. Também manifestou apoio à restrição do acesso a armas de fogo.
“Eu tô com os povos indígenas, e quem tá vaiando não tá sacando nada. A gente quer paz e não pode ter um homem que quer guerra, vamos ficar em paz, não há porque guerrear, não tem morte, não tem arma! Não tem que ter arminha, gente, tá todo mundo louco!”
Assista abaixo.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.