Lançado em 28 de julho de 1998, “Obsolete” é o álbum de maior sucesso comercial da carreira do Fear Factory. Impulsionado pelo sucesso da versão para “Cars”, de Gary Numan, o trabalho conquistou disco de ouro nos Estados Unidos ao ultrapassar meio milhão de cópias vendidas. A premiação também foi obtida na Austrália.
Em entrevista ao site IgorMiranda.com.br, também disponível em vídeo, o guitarrista Dino Cazares recordou a sucessão de êxitos que levou ao triunfo da obra. Para o músico, o efeito teve início ainda nos plays anteriores e como eles “surfaram as ondas” da indústria.
“Quando ‘Soul of the New Machine’ saiu, death metal e grindcore estavam bem populares na época. Quando o ‘Demanufacture’ saiu, outros elementos do heavy metal estavam ficando populares, havia bandas como Korn e outras, mas não havia nada parecido na época e isso abriu várias portas para nós. Assim, a banda estava se desenvolvendo e crescendo.”
O momento era propício, o que foi amplificado pelo acerto na escolha do cover.
“Quando ‘Obsolete’ foi lançado em 1998, foi o timing perfeito, nós tínhamos muito groove, um groove bem pesado, tínhamos os graves, os elementos épicos, grandes canções como ‘Shock’, ‘Edgecrusher’, ‘Descent’, ‘Resurrection’, todas essas músicas, tenho certeza, são grandes clássicos do Fear Factory. Também ajudou que fizemos o cover de ‘Cars’, que tocou nas rádios rock comerciais nos EUA, o que nos ajudou a fazer o disco crescer, ser mais popular.”
Fear Factory e “Obsolete”
Terceiro trabalho de estúdio do grupo, “Obsolete” é uma continuação conceitual de seu antecessor, “Demanufacture” (1995). A temática aborda o domínio das máquinas sobre os seres humanos, em um futuro de escravidão tecnológica.
Produzido pela própria banda em parceria com Greg Reely e Rhys Fulber – esse último responsável pelos arranjos de teclado –, foi o primeiro a contar com o baixista Christian Olde Wolbers em todas as faixas.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.