A curiosa razão que fez Conar proibir trailer de “Barbie” no Brasil

Órgão considerou uma das prévias do longa-metragem imprópria para crianças menores de 12 anos após denúncia de consumidor

O aguardado live-action de “Barbie”, protagonizado por Margot Robbie e Ryan Gosling, estreia no Brasil nesta quinta-feira (20). Enquanto o lançamento não acontece, a divulgação do longa-metragem continua a todo vapor, inclusive, nas próprias salas de cinema, com a exibição dos trailers. 

Durante alguns dias, uma dessas prévias não pôde passar nas sessões com classificação indicativa para menores de 12 anos. De acordo com o G1, no último dia 7 de julho, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) concedeu uma liminar parcial com a suspensão. 

- Advertisement -

Isso porque um consumidor denunciou o teaser, considerado uma peça publicitária, sob a justificativa de violação da Seção 11 do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária. Diz o artigo 37:

“Os esforços de pais, educadores, autoridades e da comunidade devem encontrar na publicidade fator coadjuvante na formação de cidadãos responsáveis e consumidores conscientes.” 

O que causou o veto

No caso, o vídeo, disponível legendado mais abaixo, começa com crianças brincando com bonecas que imitam bebês. Encantada pelo surgimento da boneca Barbie, uma delas opta por destruir os antigos brinquedos e até quebrar a cabeça de um deles.

Tal conduta mostra “ausência de boas maneiras e ato violento ou inseguro”, segundo o Conar, que explicou em nota:

“Neste sentido, e porque a tutela dos direitos da criança está sujeita ao princípio da precaução, a relatora da representação ética do Conar concedeu medida liminar parcial, recomendando a sustação da divulgação de um dos teasers do filme, restrição válida apenas para as divulgações nos blocos de espaço comercial em sessões de cinema de filmes com classificação indicativa inferior a 12 anos, por ser esta a idade de proteção da criança estabelecida pelo artigo 2º do Estatuto da Criança e do Adolescente.” 

Limitar retirada

Apesar do argumento, o órgão decidiu retirar a liminar no dia 11 de julho e permitir novamente a veiculação livre do teaser. A empresa responsável pelo filme alegou que o Ministério da Justiça e Segurança Pública conferiu a classificação etária livre do filme e de seus respectivos trailers, como informou a assessoria do Conar ao G1:

“[A decisão foi tomada] diante da informação trazida pela anunciante, de que o Ministério da Justiça e Segurança Pública conferiu classificação etária livre ao filme e seu trailer, tendo informado que tal medida também incluiria especificamente o teaser publicitário objeto da representação do Conar”.

Sobre o filme “Barbie”

“Barbie” é estrelado por Margot Robbie como a versão clássica da personagem e Ryan Gosling no papel de Ken. A direção fica a cargo de Greta Gerwig, de “Lady Bird – É Hora de Voar” e “Adoráveis Mulheres”. Robbie é também uma das produtoras.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasA curiosa razão que fez Conar proibir trailer de “Barbie” no Brasil
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades