...

Inteligência artificial coloca voz de Axl Rose em “Fall to Pieces”, do Velvet Revolver

Responsável pela "releitura" disponibilizada em canal no YouTube destaca que gravação foi feita com "propósitos educacionais"

O uso de inteligência artificial também na criação de músicas está ganhando destaque nos últimos tempos. Dessa vez, uma experiência colocou a voz de Axl Rose em um hit do Velvet Revolver, banda que contou com ex-integrantes do Guns N’ Roses e, na época do sucesso, era considerada por muitos como uma “sucessora natural” do famoso grupo de hard rock.

A canção escolhida foi a balada “Fall to Pieces”, do álbum “Contraband” (2004), estreia do Velvet Revolver. Na descrição, o dono do canal no YouTube que disponibilizou a faixa, intitulado Zoyer, deixou bem claro que se trata apenas de um estudo.

“Esse vídeo foi feito com propósitos educacionais e para explorar as possibilidades do uso de IA com música. Não tem nenhum propósito comercial. Este não é Axl Rose cantando, é o som da inteligência artificial colocado por cima da música original. Axl Rose é um grande cantor e compositor, esses vídeos de forma alguma foram feitos para zombar dele ou espalhar informações falsas.”

- Advertisement -

Confira a seguir.

https://youtu.be/WfmeDLwlXTM

Guns N’ Roses e o Velvet Revolver

Formado em 2002, o Velvet Revolver contava originalmente com três ex-membros do Guns N’ Roses em sua formação: o guitarrista Slash, o baixista Duff McKagan e o baterista Matt Sorum. Completavam o lineup o guitarrista Dave Kushner e o vocalista Scott Weiland (Stone Temple Pilots).

O projeto durou até 2008, com uma tentativa de reunião em 2012. Weiland faleceu em 2015, o que acabou com qualquer possibilidade de reformar a banda. Enquanto o Velvet Revolver esteve ativo, ele e Axl Rose trocaram farpas na imprensa com frequência, o que, somado à presença dos três ex-colegas de Rose, acabou por criar uma rivalidade entre os dois grupos.

Curiosamente, parecia ser mais uma tentativa de autodefesa. Em entrevista de 2018 ao podcast Appetite for Distortion, o baixista Doug Grean, que tocou com Weiland em sua carreira solo, disse que o cantor se sentiu “intimidado” com a possibilidade de ser visto como um “substituto” de Axl. Ele chegou a intensificar seu preparo físico para estar bem o bastante no início do Velvet Revolver.

“Ele ficou tão obcecado em malhar que se exercitava de manhã, almoçava um pedaço de pão e dizia: ‘preciso voltar para a academia’. Juro por Deus, eu o vi fazer isso diversas vezes. Foi na época em que o Velvet Revolver estava se formando. Acho que ele queria estar super em forma, porque iria ‘substituir’ Axl Rose. Eu estava com ele quando foi entregue um CD com ideias de Duff e Slash, para atrair Scott a se tornar o vocalista. Perguntei o que ele achou e ele disse: ‘não posso cantar com Slash e Duff, não posso tomar o lugar de Axl Rose, simplesmente não posso’. Ele não gostava de tanta publicidade assim.”

O Guns N’ Roses trouxe Slash e McKagan de volta em 2016. Desde então, a banda tem tocado “Slither”, outro hit do Velvet Revolver, em suas turnês.

Música e inteligência artificial

Sistemas de machine learning e inteligência artificial estão se tornando cada vez mais acessíveis ao grande público e é natural que a música seja uma das áreas mais abordadas. Experiências como essa são comuns e incluem muitas vezes a emulação das vozes de cantores já falecidos.

As opiniões se dividem: nomes como Nile Rodgers (Chic) e Paul McCartney parecem empolgados com a nova tecnologia e já fizeram uso dela. Recentemente, Noel Gallagher (ex-Oasis) se posicionou durante contra o uso de IA na criação de música, especialmente com a simulação de músicos reais. Corey Taylor (Slipknot, Stone Sour) também não se mostrou atraído pela possibilidade.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasInteligência artificial coloca voz de Axl Rose em “Fall to Pieces”, do...
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades