Por que Adrian Smith não entrou para o Def Leppard em 1991, segundo Phil Collen

John Sykes também esteve entre os nomes testados para a vaga que segue até hoje sendo de Vivian Campbell

Membro do Def Leppard desde 1978, o guitarrista Steve Clark morreu dia 8 de janeiro de 1991, aos 30 anos de idade. A causa foi uma parada cardíaca ocasionada pela mistura de álcool e remédios prescritos. Ele assinou quase a totalidade das composições dos quatro álbuns que gravou com a banda, além de “Adrenalize” (1992), lançado após seu falecimento.

Seu substituto foi Vivian Campbell, músico irlandês que havia se destacado como membro da formação original do Dio, além de ter integrado o Whitesnake durante a turnê do álbum homônimo, popularmente conhecido como “1987”. Porém, outras opções foram consideradas. Entre elas, esteve Adrian Smith, pouco tempo antes saído do Iron Maiden, para onde retornaria ao final da década.

- Advertisement -

Durante entrevista ao Eonmusic, o outro guitarrista do grupo, Phil Collen, relembrou o período de testes.

“Convidamos cinco pessoas que conhecíamos, cinco amigos. Vivian se encaixou imediatamente, era exatamente o que procurávamos. Mas Adrian é ótimo, ele é um grande cantor. Esse era uma das características imprescindíveis. E havia algumas outras pessoas. Também tocamos com John Sykes, outro músico maravilhoso e cantor incrível.”

Porém, a coisa aparentemente ficou decidida a favor de Campbell desde o início, como Collen faz questão de destacar. E aparentemente, a coisa não ocorreu de forma tão natural com Smith.

“A voz de Vivian era inacreditável. E mais do que isso, ele simplesmente se encaixava no estilo do que estávamos fazendo. No caso de Adrian, ele precisou se encaixar no contexto do que fazíamos. Quero dizer, nós estávamos fazendo músicas do Def Leppard, não do Iron Maiden ou Dio. Então, quem entra em nossa casa tem que seguir as mesmas regras.”

O próprio fato de um acontecimento trágico ter desencadeado a mudança fez com que a banda optasse pelo caminho mais fácil.

“Viv se encaixou perfeitamente. E como eu disse, havia apenas cinco pessoas. Não fizemos anúncios públicos ou qualquer coisa assim, porque ainda era um pouco doloroso depois de perder Steve, para ser honesto. Então queríamos alguém que trabalhasse emocionalmente conosco, como um membro da família. E ele fez isso de cara. Foi simplesmente maravilhoso.”

Def Leppard, Adrian Smith e John Sykes

Após a entrada de Vivian Campbell, o Def Leppard jamais alterou sua formação novamente. Seis álbuns de material inédito foram lançados desde então, com diferentes níveis de sucesso alcançados. No momento, o grupo excursiona pela Europa com o Mötley Crüe, na The World Tour.

Leia também:  Bruce Dickinson inicia turnê nacional com show em Curitiba; veja setlist e vídeos

Já Adrian Smith seguiu diferentes caminhos musicais na primeira metade dos anos 1990, com o ASAP (Adrian Smith and Project) e o Psycho Motel. Até que foi convidado a se juntar ao vocalista Bruce Dickinson em sua carreira solo, o que deu início ao processo de reunião de ambos com o Iron Maiden.

Famoso pelos períodos junto a Thin Lizzy e Whitesnake, John Sykes passou a maior parte das últimas décadas longe dos holofotes. A despeito de algumas aparições esporádicas e especulações se valendo de seu nome, segue levando uma vida quase incógnita.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

Leia também:  Rock in Rio 2024 terá Avenged, Evanescence, Deep Purple e Incubus, segundo jornalista
ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPor que Adrian Smith não entrou para o Def Leppard em 1991,...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades