O show realizado por Roger Waters em Frankfurt, na Alemanha, no último domingo (28), foi alvo de protestos devido às acusações de que ele seria antissemita. Um manifestante chegou a subir ao palco carregando uma bandeira de Israel. Existem relatos ainda de outras pessoas cantando “Am Yisrael Chai” (“o povo de Israel vive” em hebraico) da plateia.
Assista no vídeo a seguir.
Além disso, de acordo com o Daily Sabah, aproximadamente 400 pessoas se reuniram do lado de fora da arena Festhalle, onde o evento foi realizado, para protestar antes da apresentação. Os participantes seguravam cartazes dizendo “Israel, estamos ao seu lado” e “Roger Waters, gostaria que você não estivesse aqui”, em referência à música “Wish You Were Here”, do Pink Floyd, banda que o músico integrou até 1985.
Atualmente investigado por autoridades alemãs por acusação de incitação ao ódio público durante um show em Berlim, Waters já havia enfrentado uma quantidade de problemas relacionados à apresentação em Frankfurt. A prefeitura da cidade e o governo do estado local, donas da Festhalle, tentaram cancelar a apresentação na base de suas declarações anti-Israel, vistas como antissemitas. Na Justiça, o artista reverteu a decisão e conseguiu o direito de fazer sua performance.
Figurino polêmico é aposentado
Em meio a todas as críticas, Roger Waters ao menos deixou de lado o figurino nazista que gerou a acusação de incitação ao ódio público em Berlim. Usado durante a música “In the Flesh”, o figurino inspirado no uniforme de soldados nazistas é apresentado em tom de crítica ao nazifascismo e está presente em toda a atual turnê, “This is Not a Drill”, além de outras excursões, como a “The Wall Live”, iniciada em 2010. O músico se apresentou com o mesmo show (e roupa) na Alemanha em 2011, com oito datas distribuídas em cinco cidades, e não foi alvo de investigação.
Ainda que o músico faça isso como crítica, é proibido fazer alusão a imagens, símbolos e gestos nazistas na Alemanha, independentemente do contexto. Por isso, as autoridades alemãs iniciaram a mencionada investigação criminal.
À plateia em Frankfurt (via Stereogum), o músico disse que tomou a decisão de “aposentar” o figurino por respeito àqueles mais próximos às atrocidades do nazismo que ele.
“Eu sinto muito pelas pessoas preocupadas com a profanação desse lugar, esse templo dedicado à memória daqueles levados.”
Roger Waters no Brasil
Após percorrer a Alemanha, a turnê “This is Not a Drill” chega ao Reino Unido no próximo dia 31 de maio. O Brasil tem 7 datas confirmadas a partir de outubro. São elas:
- 24/10 – Brasília – Arena BRB Mané Garrincha
- 28/10 – Rio de Janeiro – Estádio Nilton Santos / Engenhão
- 01/11 – Porto Alegre – Estádio Beira Rio
- 04/11 – Curitiba – Arena da Baixada
- 08/11 – Belo Horizonte – Mineirão
- 11/11 – São Paulo – Allianz Parque
- 12/11 – São Paulo – Allianz Parque
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.
Roger “Mohamed” Waters deveria ser proibido de se apresentar no Brasil. Esse agitador é um mensageiro do caos.