Uma das perguntas que bandas mais detestam responder é “como surgiu o nome?” Algumas resolvem se divertir criando teorias mirabolantes. É o caso do Pearl Jam, que criou inúmeras variações e teorias, fazendo com que os próprios fãs se confundam e espalhem desinformações.
O melhor era que o apelido da banda combinava o nome da bisavó de Eddie Vedder, Pearl, que ele alegou ser casada com um índio americano e tinha o hábito de preparar conservas enriquecidas com uma variedade de alucinógenos de derreter a mente, então “geleia da Pearl” = Pearl Jam.
Porém, como o vocalista confessou à Rolling Stone (via Louder) e não faremos qualquer questão de traduzir:
“Total bullshit.”
Mookie Blaylock
A verdade é um pouco mais mundana. Com apenas alguns shows na carreira, o grupo já começava a atrair fãs e estava prestes a assinar contrato com a gravadora Epic. À época, eram conhecidos como Mookie Blaylock, em homenagem a um jogador de basquete que passou 13 anos atuando na NBA, tendo passado por New Jersey Nets, Atlanta Hawks e Golden State Warriors.
Talvez vislumbrando algum sucesso futuro no horizonte, os envolvidos começaram a se perguntar se era uma boa ideia compartilhar seu nome com um atleta. Além disso, o próprio homenageado poderia acabar não gostando.
Então, decidiram mudar.
Nada de geleia
O nome “Pearl” foi sugerido inicialmente pelo baixista Jeff Ament durante um ensaio.
Logo depois, alguns dos membros foram a um show de Neil Young e ficaram encantados com a forma como cada música se transformava em uma jam session. Sim, o “Jam” em questão não tem a ver com geleia, mas com o ato de estender uma interpretação ou simplesmente improvisar sobre um tema.
No fim das contas, Pearl Jam se tornou algo que não precisa de tradução. Tal qual Pink Floyd, Black Sabbath, Guns N’ Roses e tantos outros, se tornou um nome próprio, associado ao significado que o transformou em mais famoso no mundo todo.
Sobre o Pearl Jam
Até hoje, o Pearl Jam vendeu mais de 85 milhões de cópias dos seus álbuns em todo o planeta. A banda foi induzida ao Rock and Roll Hall of Fame em 2017.
Durante a carreira, os músicos se envolveram em questões políticas, sociais, ambientais e de direitos individuais das mulheres. Suas posições costumam fazer oposição ferrenha ao Partido Republicano dos Estados Unidos.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.