Apesar de hoje serem considerados clássicos, os primeiros álbuns de Neil Young não foram um grande sucesso comercial, deixando a carreira do músico em sérios problemas. A salvação veio através de um colega dos tempos de Buffalo Springfield.
Stephen Stills vivia ótimo momento ao lado de David Crosby e Graham Nash no projeto que levava seus sobrenomes. Porém, eles precisavam de mais músicos para os shows. Veio o convite a Young, que aceitou sob a condição de ser incorporado ao projeto como membro oficial.
O primeiro álbum do Crosby, Stills, Nash & Young, “Déjà Vu” (1970), chegou ao topo da parada americana e vendeu mias de 14 milhões de cópias. Tudo que Neil queria, certo?
Nem tanto. Em entrevista da época à Rolling Stone (via Far Out Magazine), o canadense falou sobre os contrastes entre as atividades com o supergrupo e o Crazy Horse.
“É como viver duas vidas diferentes. As pessoas que vêm falar comigo por causa de Crosby, Stills e Nash são estranhas em comparação com as pessoas que conheço através do Crazy Horse. Ainda há aquelas que conheço e não têm nada a ver com nenhum dos grupos, uma viagem totalmente diferente. Quando o dia termina, estou completamente perdido.”
Não à toa, Young confessou dificuldades em se adaptar à vida de estrela.
“As turnês que fizemos foram muito bem-sucedidas. Ainda fico surpreso com tantos aplausos e reações. Não sei como isso ficou tão grande. Eles lançaram um bom álbum, você sabe, mas não imaginei que seriam tão grandes. Ganhamos muito dinheiro e acaba sendo difícil me identificar com o que eu estava fazendo antes.”
Neil Young e Crosby, Stills, Nash & Young
Com tanta angústia, não se surpreende que Neil Young tenha encerrado sua parceria com o trio no ano seguinte à entrevista. Ele se reuniria com os amigos várias vezes nas décadas seguintes, mas jamais deixando suas outras atividades de lado por completo.
Os reencontros do Crosby, Stills, Nash & Young se tornaram mera fantasia desde 18 de janeiro de 2023, quando David Crosby deixou este mundo aos 81 anos.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.
Faz exatamente 1 ano que resolvi pegas pra ouvir neil young (antes só conhecia harvest moon) a fundo. Agradeço todos os dias, pois é transformador.