O baterista sueco Mikkey Dee é integrante do Scorpions desde setembro de 2016. Egresso do Motörhead – que havia perdido seu líder, Lemmy Kilmister, menos de um ano antes –, o músico injetou novo sangue nos gigantes do rock alemão, algo reconhecido tanto pelos colegas quanto pelo público.
Seu antecessor, James Kottak, permaneceu duas décadas com o grupo. Sua dependência química fez com que as relações degringolassem de vez nos momentos derradeiros. A gota d’água ocorreu no ano de 2014, em Dubai. Embriagado, o instrumentista protagonizou um papelão no aeroporto, com direito a insultos públicos ao Islã – um crime considerável por aqueles lados.
Em entrevista ao site Metal Rules (transcrita pelo Blabbermouth), Mikkey explicou como se deu a aproximação. E confessou ter ficado na espreita, esperando o deslize definitivo de James.
“Eles começaram a se cansar dos problemas de James e pediram que eu acompanhasse a turnê seguinte. Seguia secretamente a banda pela Alemanha, ensaiamos algumas vezes sem que ninguém mais soubesse. Tenho certeza que queriam que eu ficasse. Você nunca sabe como as coisas vão correr com a parte social ou a musical, mas eles amaram de imediato. Minha ideia foi mostrar o que eles não podem ficar sem, basicamente.”
O ex-Motörhead, King Diamond e Don Dokken foi convidado a elaborar como funcionou seu papel de “agente secreto”.
“Eu vi todos os shows, pois tive que aprender o set. Ficava sentado em algum lugar discreto, normalmente bloqueado da visão de todos. Ficava na parte de cima, com fones de ouvido para que pudesse ouvir o que estava acontecendo. James sabia que havia alguém de plantão para uma emergência, mas não sabia quem era. E ele tocou muito bem, se preparou.
Ao final, voltei para a Suécia. Então recebi uma ligação pedindo que eu fizesse os últimos compromissos do ano. Foi quando percebi que James não voltaria, porque tínhamos feito alguns ensaios e eu mostrei a eles o que faltava na banda. Não estava lá para tomar o lugar de alguém, apenas queria fazer a minha parte.”
Mikkey Dee respeita James Kottak
Mikkey Dee também fez questão de deixar claro seu respeito para com a pessoa que substitui. E revelou que sua ideia era resgatar o sangue de seu grupo anterior e injetar no Scorpions.
“James é um grande baterista, fez um trabalho fantástico com a banda. Teve alguns problemas de saúde com os quais teve que lidar. Eu disse aos caras que ia ‘motörizá-los’. Tocar mais forte, mais pegado e pesado. Colocar muito mais energia no que fazemos e esperar que isso contaminasse toda a banda, levando a outro nível.”
Scorpions no Brasil
O Scorpions vem ao Brasil este mês. A banda realizará 5 apresentações, nas seguintes datas e locais:
- 12/04/2023 – Manaus/AM – Monsters Tour (Arena da Amazônia)
- 18/04/2023 – Ribeirão Preto/SP – Ribeirão Rock Series (Arena Eurobike)
- 20/04/2023 – Florianópolis/SC – Hard Rock Live
- 22/04/2023 – São Paulo/SP – Monsters Of Rock (Allianz Parque)
- 25/04/2023 – Porto Alegre/RS – Rock Believer Tour (Gigantinho)
Veja também:
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.