Lançada em 1986 como parte do álbum “Slippery When Wet”, “Livin’ on a Prayer” tornou-se um dos grandes hits, senão o maior, da carreira do Bon Jovi. Para além da melodia grudenta e das performances de destaque de seus integrantes, a canção traz uma letra que narra uma história protagonizada pelos personagens Tommy e Gina. Mas quem são essas pessoas, no fim das contas?
O hit narra a história do casal que enfrentam juntos dificuldades clássicas da classe trabalhadora. Tommy, com aspirações artísticas, perde o emprego em uma doca por conta de uma greve. Gina, que trabalha como garçonete, assume as despesas da casa. O refrão da música destaca o companheirismo dos dois. A tradução diz:
“Ela diz: temos que nos segurar ao que nós temos
Não faz diferença se conseguiremos ou não
Nós temos um ao outro e isso já é o bastante para o amor
Nós vamos dar uma chance
Estamos quase lá
Vivendo de preces
Segure minha mão, nós vamos conseguir, eu prometo
Vivendo de preces”
Em entrevista ao Tennessean, o compositor Desmond Child, coautor do hit, revelou que a história de Tommy e Gina é autobiográfica. O personagem principal quase levou o nome verdadeiro de Child, que se chama John Charles Barrett.
“Bem, para mim, é autobiográfico. Mas acho que para cada pessoa, é autobiográfico – para Jon com seu relacionamento com [a esposa] Dorothea, porque eles eram namorados no ensino médio. No meu caso, eu tinha uma namorada com quem comecei minha primeira banda, chamada Desmond Child & Rouge. O nome dela era Maria Vidal. Eu ficava em casa compondo músicas e ela trabalhava como garçonete em um lugar chamado Once Upon a Stove. Eles a chamavam de Gina porque ela os lembrava da (atriz italiana) Gina Lollobrigida. Então começamos a música com Johnny e Gina porque Johnny é meu nome real, mas Jon (Bon Jovi, vocalista) disse: ‘não posso cantar sobre Johnny, meu nome é Johnny’. Então eu falei: ‘ok… Tommy então. Tommy e Gina’. E foi aí que nasceram Tommy e Gina.”
O nascimento de “Livin’ on a Prayer”
“Livin’ on a Prayer” surgiu durante as sessões de gravação do álbum “Slippery When Wet”. Desmond Child atuou como coautor da faixa ao lado de Jon Bon Jovi e do guitarrista Richie Sambora.
O hit surgiu em uma sessão de composição em que os três compartilharam histórias sobre suas origens, com foco nas aventuras de classe trabalhadora em Nova Jersey e Nova York. Em 2021, em entrevista ao Irish Times, Jon comentou o nascimento da música – e como ele não viu potencial no material inicialmente.
“Essa música, Deus a abençoe. Mas, meu Deus, quem diria? Não nós, posso garantir. Foi criada em um dia em que nenhum de nós tinha ideias. Nós apenas tivemos uma conversa, e saiu disso. Estou feliz que meu nome esteja nela! Lembro-me de sair da sala com Richie, e eu disse: ‘eh, é ok, talvez devêssemos colocá-la na trilha sonora de um filme’. Richie olhou para mim e disse: ‘você é um idiota, ela é muito boa’. Eu disse que só não sabia para onde ela iria. Mas ainda não tinha aquela linha de baixo boom-boom-boom, então soava mais como The Clash.”
A primeira versão do single, disponível no YouTube, traz um som mais plano, sem a presença do baixo e do talkbox que a engrandecem. Confira a demo abaixo.
Foi após adicionar mais elementos que Jon se sentiu seguro para incluir “Livin’ on a Prayer” em “Slippery When Wet”. A faixa foi lançada como single e atingiu o topo da Billboard Hot 100. Como fruto do sucesso, Jon garantiu que o hino comprou casas para várias pessoas.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.