Será que Avril Lavigne é mais uma artista famosa que morreu e foi substituída por uma sósia? Essa é mais uma teoria da conspiração que ganhou força há alguns anos e caso você não saiba, surgiu justamente aqui no Brasil, cortesia do blog “Avril Está Morta”.
O portal fez a publicação original em maio de 2011 e elencou uma série de motivos para defender a ideia de que Avril Lavigne tirou a própria vida antes do lançamento do seu segundo álbum, “Under My Skin” (2004), e foi substituída por uma sósia, originalmente contratada para ajudá-la a despistar a imprensa, os paparazzi e fãs mais acalorados.
Desde então, a teoria ganhou força com a ajuda da internet e já se espalhou para todo o planeta – com direito até mesmo a um artigo dedicado a este assunto na Wikipédia.
A suposta morte da Avril Lavigne original
Segundo o blog, Avril Lavigne já teria sentido a pressão de ter se tornado famosa logo ao assinar contrato para lançar seu primeiro álbum, “Let Go”, de 2002.
Além disso, na teoria apresentada, a cantora canadense teria dado indícios de que seria uma pessoa triste e depressiva, algo que estaria nos versos de algumas canções do disco, como em “I’m With You”. Confira alguns trechos a seguir:
“Por que nada está dando certo / Está tudo uma bagunça e ninguém gosta de ficar só (…) Por que está tudo tão confuso? / Talvez só eu tenha perdido a cabeça.”
Com o sucesso de “Let Go”, Avril Lavigne se torna famosa em todo o planeta. Segundo o blog, foi a partir daí que seu staff teria considerado contratar uma sósia para acompanhar a cantora, com o intuito de confundir fãs e paparazzi e dar um pouco de privacidade para ela.
No entanto, a fama, a pressão pelo novo álbum e a morte do avô, de quem era muito próxima, teriam afetado tanto Avril Lavigne que, de acordo com o blog, supostamente fizeram a artista decidir tirar a própria vida por volta de 2003.
Agora, a teoria fica ainda masi mirabolante: ao invés de divulgar o alegado acontecido para os fãs, o staff da cantora teria optado por não divulgar a verdade e pedido à família de Avril que não comente nada até o lançamento do disco “Under My Skin”, que já estava em produção.
Após o suposto funeral da cantora, realizado em total segredo, o staff teria, então, tomado a decisão de fazer a sósia assumir o lugar de Avril – após ser supostamente coagida a aceitar a ideia. Desta forma, a “nova Avril” teria se tornado a responsável por terminar o novo disco da “original”, que era bastante aguardado.
Letras de “Under My Skin”
Segundo o “Avril Está Morta”, não demorou muito para a sósia de Avril Lavigne dar alguns indícios do que havia acontecido para o público. Isso teria sido evidenciado por algumas letras de “Under My Skin”, que foi lançado normalmente e teria mensagens subliminares sobre a morte da cantora.
Por exemplo, em “My Happy Ending” — que teria sido composta apenas pela sósia —, há um trecho que dá a entender que Avril teria tirado a própria vida após supostamente ter se enforcado.
“Numa cidade tão morta / Pendurada tão alto / Numa corda tão frágil.”
Já em “Together”, outro trecho daria pistas da mentira vivida pela sósia.
“Quando fecho meus olhos / A verdade vem até mim e / Eu estou vivendo uma mentira.”
Até mesmos clipes dos singles do disco teriam estas mensagens. Por exemplo, o blog aponta que no vídeo de “Nobody’s Home”, logo aos três segundos, é possível ver rapidamente a letra “A”, acompanhada do símbolo “+” e, em seguida, da letra D.
Seria, de acordo com a postagem, um sigla para “Avril is Dead”, ou “Avril está morta”.
Para o lançamento do álbum, o staff também teria pedido à sósia para fazer cirurgias plásticas com o intuito de fazê-la ficar mais parecida com a artista.
Todo esse esforço – seja do staff, da família de Avril e da própria sósia – para maquiar a suposta morte de Avril teria ido tão longe, de acordo com o blog, que a partir daí não seria mais possível voltar atrás a anunciar a morte da cantora – ao ponto de sua substituta alegadamente ter aceitado que, a partir de agora, é Avril Lavigne.
Ainda de acordo com o blog, o próprio nome do álbum também teria uma mensagem subliminar com o acréscimo do nome da cantora no início: “Avril Lavigne Under My Skin”, que podemos traduzir como “Avril Lavigne debaixo da minha pele”, um indicativo de que a sósia estava fingindo ser a cantora.
Mudanças musicais e em estilo
Outro ponto bastante citado pelo “Avril Está Morta” para defender a teoria seria uma mudança – tanto musical quanto de estilo – por parte da cantora após o lançamento de “Under My Skin”.
Com essa suposta mentira já bem estabelecida, segundo o blog, foi a partir daí que a sósia de Avril Lavigne teria resolvido assumir seu novo estilo, mudança que muitos fãs logo notaram na cantora.
Do ponto de vista musical, o terceiro álbum da artista canadense, “The Best Damn Thing” (2007), possui músicas um pouco mais românticas e voltadas para o pop, além de versos menos tristes e depressivos e mais autoafirmativos, como ocorre em um trecho da faixa-título do disco.
“Você não não não não irá se livrar de mim nunca / Goste disso ou não, mesmo que ela se pareça muito comigo / Nós não somos a mesma.”
Esses versos podem ser interpretados como outra mensagem subliminar em alusão à suposta morte da artista. Mas segundo o blog, também representariam essa autoafirmação de que a nova Avril Lavigne veio para ficar e é diferente da original – gostem os fãs ou não.
Já com relação ao estilo, a artista passou a usar roupas mais coloridas e femininas – passando até mesmo a se exibir um pouco mais. Além disso, foi a partir daqui que Avril passou a pintar o cabelo de loiro.
O próprio encarte de “The Best Damn Thing” é diferente em relação ao seus antecessores: os tons mais escuros dos discos anteriores ficaram um pouco mais de lado para dar destaque à cor rosa – o próprio CD é inteiramente pintado desta forma, apenas com as fontes em preto.
Os outros pontos defendidos pela teoria
O blog “Avril Está Morta” não deixou de elencar vários outros motivos, além destes que já citamos, para defender esta teoria.
Na parte física, por exemplo, o blog afirma que, mesmo após as supostas cirurgias plásticas da sósia, ainda existiriam algumas diferenças no seu rosto em comparação com a Avril “original” – especialmente em relação ao nariz.
A altura da cantora também se tornou ponto de discussão. Assim que ela passou a fazer sucesso, foi revelado que ela media 1,58 m. No entanto, depois da suposta morte, veículos começaram a divulgar que ela tinha ou 1,55 m ou 1,57 m.
Para contornar isso, a sósia teria decidido usar salto alto para disfarçar a altura – o que seria outra mudança de estilo, pois a original optava por utilizar tênis da marca All Star.
O blog ainda apontou diferenças na voz da original em relação à sósia. Enquanto a Avril “verdadeira” puxava mais para o mezzo, a “substituta” seria mais soprano. Por conta disso, a sósia teria uma certa dificuldade de interpretar algumas canções do álbum de estreia, como a clássica “Complicated”.
O vídeo a seguir mostra suposta essa diferença vocal.
Para terminar, o blog não deixou de mencionar a caligrafia da artista canadense, que teria mudado com o passar do tempo – o que teria ficado evidente pelos autógrafos que passou a distribuir para os fãs.
E o que Avril Lavigne acha da teoria?
Desde então, a teoria criada pelo blog ganhou proporções enormes e já se espalhou para todo o planeta. Inclusive, Avril Lavigne – ou seria sua sósia? – garante que a descobriu após ser questionada sobre o assunto pelo programa “Pânico”.
Confira no vídeo a seguir, a partir de 6min19seg.
A internet também passou a contar com inúmeros vídeos que mostram essas diferenças vocais e físicas apontadas pela teoria. Além disso, após a história se tornar viral em todo o planeta, a suposta sósia teve seu nome verdadeiro divulgado: Melissa Vandella – não há qualquer menção ao nome da substituta no post original do “Avril Está Morta”.
E o que a própria artista pensa sobre o assunto? Para a Entertainment Weekly, ela disse que toda essa conversa não passa de mais uma história “boba” inventada pela internet.
“Me parece ser apenas mais um rumor bobo da internet e fico estupefata que tanta gente tenha caído nele. Não é estranho? É tão bobo. E eu continuo parecendo a mesma. De um lado, muitos dizem: ‘meu Deus, você continua a mesma’. Enquanto isso, do outro, alguns dizem: ‘meu Deus, ela morreu’.”
Em suma, estes são os pontos principais da teoria. É importante destacar que justamente por se tratar apenas de uma especulação, não a leve tão a sério assim.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.