Guns N’ Roses e Nirvana eram antagonistas no cenário mainstream do rock no início da década de 1990. De um lado o glamour e a grandiosidade, tanto musical quanto estrutural. Do outro a crueza, simplicidade, despojamento e iconoclastia.
A rivalidade se tornou tão grande que Axl Rose e Kurt Cobain protagonizaram alguns atritos de bastidores. Porém, por trás de todo esse cenário, havia um respeito mútuo entre os músicos, que chegaram a subir ao palco juntos após os ânimos se arrefecer.
Em entrevista de 2019 à Kerrang!, Slash criticou a rivalidade que a imprensa tentou plantar entre as bandas.
“Foi meio chato que os jornalistas musicais no início dos anos 90 só pudessem criar uma identidade para as bandas de Seattle configurando-as como anti-Guns N’ Roses. Eu sei que os escritores gostam de considerar todo o ‘nascimento do grunge’ como a sentença de morte para nós. Mas éramos tão grandes naquele ponto que o surgimento das bandas grunge realmente não afetou.”
O guitarrista também deixou registrada a sua opinião sobre o grupo que encabeçou o movimento que deixou o hard rock para trás nas paradas.
“Pessoalmente, eu achava o Nirvana legal. Eu tenho quatro de seus álbuns. Mas eles não eram tão pesados ou orientados a riffs como Soundgarden ou Alice in Chains. Então, essas eram na verdade minhas duas bandas favoritas de Seattle. Acho que Axl e Kurt Cobain tiveram alguns problemas. Mas Dave Grohl até já tocou em um disco meu. Então, pelo menos um membro do Nirvana não me odiava.”
Slash, Guns N’ Roses e Nirvana
Dave Grohl tocou em “Watch This”, faixa do primeiro álbum solo de Slash, lançado em 2010. Antes disso, o Velvet Revolver já havia feito um cover para “Negative Creep”, música presente em “Bleach” (1989), álbum de estreia do Nirvana. À época, Kurt Cobain e Krist Novoselic contavam com Chad Channing na bateria.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.
Tive essa fase Grunge em minha vida, estava dividido entre o metal e coisas do Soundgarden e Pearl Jam. Lembro de conhecer Soundgarden por causa do jogo de 3DO Road Rash, Nirvana cheguei a locar uma fita que era um documentário e shows e Pearl Jam com seu acústico que considero um dos melhores!!!! Com o tempo vi o Acustico MTV do Nirvana…parecia mesmo um show de despedida, onde Kurt mostra o quanto ¨kurtia¨ as suas influências e assim ali foram tocadas alguns clássicos de antigamente!!!! Tenho boas lembranças da banda Nirvana, tenho dois discos ainda…só de lembrança mesmo, raramente eu escuto algo da banda em si!!!! Valeu!!!!