“Endless Summer Vacation” deixa claro o potencial artístico de Miley Cyrus 

Dividido em dois atos, oitavo trabalho de estúdio da cantora acerta na sobriedade de um pop reflexivo

Um dos maiores nomes do pop contemporâneo, Miley Cyrus tem como trunfo uma discografia singular e sempre inovadora. Da sonoridade à proposta, da aparência à postura, a ex-estrela da Disney se mostra mais versátil a cada nova era da carreira, bem como atenta às movimentações da indústria. 

“Endless Summer Vacation”, oitavo álbum de estúdio da cantora, confirma que para ela não tem mais do mesmo. Após levar elementos do rock oitentista para o pop em “Plastic Hearts” (2020), a cantora traz agora um pop mais sóbrio, equilibrando instrumentais potentes e sintetizadores que ditam o tom das faixas. 

- Advertisement -

Anunciado como uma carta de amor a Los Angeles, o trabalho é dividido em duas partes, assim como revelado por Miley em vídeo postado nas redes sociais. 

“Quando se trata da organização do ‘Endless Summer Vacation’, eu o dividi em duas partes: AM e PM para representar os atos.”

https://www.instagram.com/reel/CpdHLG2Jmzx/?utm_source=ig_web_copy_link

“AM” e sobriedade

Nessa perspectiva, a parte inicial de “Endless Summer Vacation”, o ato “AM”, representa o período matutino. 

“O ‘AM’ para mim está representando o período da manhã, onde há um burburinho e uma energia e há um potencial de novas possibilidades. É um novo dia.”

Ao encontro do conceito da artista, a parte “AM” traz faixas mais serenas, com melodias marcadas pelo uso de violão, guitarra e baixo. Além disso, as composições tratam de assuntos mais reflexivos, com perspectivas mais desenvolvidas de situações de término e recomeço. A união desses elementos cria o clima de “novo dia”.

O grande exemplo disso é “Jaded”. A segunda faixa do trabalho é quase solar em sua sensação de manhã e evoca uma ponta de nostalgia por soar como uma música de grande rotatividade de uma rádio nos anos 2000. Esse ponto se repete durante outras canções do lado “AM”. 

O single “Flowers”, que abre o material e se manteve no topo das paradas desde seu lançamento em janeiro até agora, dá o tom do trabalho como um todo. Energética e sóbria, a canção flerta sutilmente com elementos da música dos anos 1970 muito usados em aberturas de séries da época.

“Handstand”, sexta faixa e uma espécie de transição entre os atos, executa muito bem sua função ao trazer o melhor dos dois mundos: a sobriedade do “AM” e os sintetizadores que vão dominar o “PM”.

“PM”, do glamour à decadência

Na perspectiva noturna de Miley Cyrus, a decadência e o glamour se equilibram. 

“Na parte da noite, parece que há algo furtivo, decadente, uma espécie de sujeira, mas com glamour ao mesmo tempo. O período da noite é um ótimo momento para descansar, é hora de se recuperar. Ou é hora de sair e experimentar o lado selvagem.”

Mais uma vez, Miley acerta em sua proposta. No ato “PM”, a artista cria uma atmosfera de fim de noite em uma boate, graças a um mergulho em um pop regado a sintetizadores. Diferente de “Bangerz” (2013) que se apoia quase que integralmente nessa vertente eletrônica de balada, “Endless Summer Vacation” preserva a sobriedade e encontra o equilíbrio, como pode ser percebido em “Violet Chemistry”. 

“Rivers”, outro grande acerto, mostra atenção à tendência atual do gênero, que vem adotando a sonoridade disco em seus últimos destaques — vide “Renaissance” (2022), de Beyoncé, e “Future Nostalgia” (2020), de Dua Lipa. Escolhida como segundo single e principal representante do lado “PM”, a faixa entrega o pop farofa tão apreciado pelos fãs de Miley.

O fechamento do álbum com “Wonder Woman” evoca o momento de descanso citado pela artista. A balada voz e piano cria uma atmosfera aconchegante que prepara para o encerramento do ciclo com a versão demo de “Flowers”.

Miley Cyrus chegou à marca de oito álbuns de inéditas com apenas 30 anos e sem se repetir. “Endless Summer Vacation” volta a provar seu potencial como artista, especialmente pelo sucesso na execução do conceito planejado.

Ouça “Endless Summer Vacation” a seguir, via Spotify, ou clique aqui para conferir em outras plataformas digitais.

O álbum está na playlist de lançamentos do site, atualizada semanalmente com as melhores novidades do rock e metal. Siga e dê o play!

Miley Cyrus – “Endless Summer Vacation”

  1. Flowers
  2. Jaded
  3. Rose Colored Lenses
  4. Thousand Miles (feat. Brandi Carlile)
  5. You
  6. Handstand
  7. River
  8. Violet Chemistry
  9. Muddy Feet (feat. Sia)
  10. Wildcard
  11. Island
  12. Wonder Woman
  13. Flowers (Demo)

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioLançamentos“Endless Summer Vacation” deixa claro o potencial artístico de Miley Cyrus 
Tairine Martins
Tairine Martinshttps://www.youtube.com/channel/UC3Rav8j4-jfEoXejtX2DMYw
Tairine Martins é estudante de jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Administra o canal do YouTube Rock N' Roll TV desde abril de 2021. Instagram: @tairine.m

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades