Nos últimos tempos, Courtney Love tem sido muito aberta em relação a suas posições sobre o Rock and Roll Hall of Fame. A maior crítica da vocalista e guitarrista do Hole diz respeito ao baixo número de mulheres celebradas pela instituição. Em resposta a um recente artigo da jornalista Jessica Hopper, a artista enfatizou o fato de que apenas 61 dos 719 nomes induzidos até hoje representam o sexo feminino.
A também atriz recorreu até mesmo ao colega de seu saudoso marido e antigo desafeto, Dave Grohl. Em troca de mensagens mostradas ao público pela própria, Love cobrou o baterista do Nirvana e frontman do Foo Fighters para que tomasse alguma atitude a respeito.
A mais nova manifestação vem através de um artigo escrito para o jornal The Guardian. O texto, intitulado “Por que mulheres são tão marginalizadas pelo Rock and Roll Hall of Fame?”, traz uma série de argumentos e elementos que visam comprovar sua teoria.
Confira abaixo o texto.
Courtney Love sobre o Rock and Roll Hall of Fame
“Entrei nesse negócio para escrever ótimas músicas e me divertir. Fui uma aprendiz rápida. Li todas as revistas de música em que pude colocar minhas mãos e aos 12 anos, depois de digerir muitas edições da Creem, decidi basear minha personalidade em Lester Bangs, o crítico de rock contador de histórias; sua crença permanente no poder transformador de uma grande canção de rock combinava com a minha. (Também fiquei obcecada com suas constantes discussões com Lou Reed – elas me confundiam, mas eu adorava.) Artistas e suas canções moldaram minha vida, minhas crenças, minha autoconcepção como musicista – os rosnados de Patti Smith em ‘Pissing in the River’, Heart em ‘Barracuda’, ‘Dead End Justice’, da Runaways, da qual ainda conheço cada palavra. Mas o que nenhuma revista ou álbum poderia me ensinar ou me preparar era o quão excepcional você tem que ser, como mulher e artista para manter a cabeça acima da água no mundo da música.
O magnífico Chuck D cantou: ‘Elvis é um herói para a maioria, mas ele não significa nada para mim.’ Eu concordo. Big Mama Thornton cantou pela primeira vez ‘Hound Dog’, escrita para ela (e possivelmente com ela) em 1952, canção que mais tarde colocou o rei no rádio. Sister Rosetta Tharpe também gravou, sendo a dela a versão mais feroz. Sua ‘Strange Things Happen Every Day’ foi gravada em 1944. Foram essas canções e sua guitarra evangélica que mudaram a música para sempre e criaram o que hoje chamamos de rock’n’roll.
Quando o Rock and Roll Hall of Fame começou, em 1983, você imaginaria que eles gostariam de abrir induzindo Sister Rosetta, com aqueles primeiros acordes que ressoaram no cancioneiro que agora todos entoávamos. Os indicados iniciais foram Chuck Berry, James Brown, Ray Charles, Little Richard, Sam Cooke, Fats Domino, os Everly Brothers, Buddy Holly, Jerry Lee Lewis e Elvis Presley; nenhuma mulher à vista. Rosetta não entrou até que o Rock Hall foi publicamente intimado a adicioná-la em 2018. (Ela estava em um selo postal dos EUA duas décadas antes de o Rock Hall a abraçar). Big Mama Thornton, cuja gravação de ‘Ball n Chain’ também moldou esta nova forma de música? Ainda não entrou. Hoje, apenas 8,48% dos homenageados são mulheres.
As indicações para a turma deste ano, anunciadas no mês passado, ofereceram o lembrete anual de quão extraordinária uma mulher deve ser para entrar no antigo clube dos meninos. (Os artistas se tornam elegíveis 25 anos após o lançamento de seu primeiro disco.) Mais mulheres foram indicadas em um ano do que em qualquer outro momento em seus 40 anos de história. Havia os iconoclastas: Kate Bush, Cyndi Lauper, Missy Elliott; duas mulheres em bandas que definiram uma era: Meg White do White Stripes e Gillian Gilbert do New Order; e uma mulher que subverteu o clube dos meninos: Sheryl Crow.
No entanto, a lista deste ano apresentou várias mulheres lendárias que tiveram que esperar anos para serem notadas. Esta foi a quarta indicação para Bush, uma visionária, a primeira artista feminina a alcançar o primeiro lugar nas paradas do Reino Unido com uma canção que ela escreveu (‘Wuthering Heights’, de 1979), aos 19 anos. Ela se tornou elegível em 2004. Naquele ano, Prince foi indicado – merecidamente, em seu primeiro ano de elegibilidade – junto com Jackson Browne, ZZ Top, Traffic, Bob Seger, The Dells e George Harrison. O cofundador e então presidente do Rock Hall, Jann Wenner (também cofundador da Rolling Stone) foi empossado. Mas Bush não chegou às urnas até 2018 – e ela ainda não está dentro.
Não importa que ela tenha sido a primeira mulher na história do pop a escrever todas as faixas de uma estreia que vendeu um milhão de cópias. Pioneira em sintetizadores e videoclipes, ela foi descoberta no ano passado por uma nova geração de fãs quando ‘Running Up That Hill (A Deal With God)’ apareceu no sucesso da Netflix, ‘Stranger Things’. Ela ainda está fazendo álbuns. Ainda assim, não há garantia de que ela será escolhida este ano. O Rock Hall levou mais de 30 anos para introduzir Nina Simone e Carole King. Linda Ronstadt lançou sua estreia em 1969 e se tornou a primeira mulher a encabeçar shows em estádios, mas foi indicada ao lado do Nirvana em 2014. O mais flagrante é que Tina Turner foi indicada como artista solo três décadas depois de chegar ao topo ao lado de seu agressor, Ike.
Por que as mulheres são tão marginalizadas pelo Rock Hall? Das 31 pessoas no conselho de indicação, apenas nove são mulheres. Segundo a historiadora musical Evelyn McDonnell, os eleitores do Rock Hall, entre eles músicos e elites da indústria, são 90% homens.
Você pode descartar o Rock Hall como um ‘túmulo boomer’ e argumentar que ele está construindo um totem para sua própria irrelevância. Por que devemos nos importar com quem está dentro e quem não está? Mas, por mais desdenhoso que tenha sido suas induções, o Rock Hall é um baluarte contra o apagamento que toda artista feminina enfrenta, quer deseje a honra ou queira cuspir nela. Ainda é jogo de reconhecimento, história feita e marcada.
O Rock Hall é uma força dominante na indústria musical global. (Nos Estados Unidos, é transmitido pela HBO.) A indução afeta os preços dos ingressos dos artistas, suas garantias de desempenho, a qualidade de suas campanhas de relançamentos (se forem reeditados). Essas oportunidades mudam a vida – a diferença entre visitar cassinos do mercado secundário abrindo para um comediante de segunda categoria ou ser a atração principal de festivais respeitados. O Rock Hall se cobriu com um brilho de seriedade e longevidade que o Grammy não tem. Particularmente para artistas femininas veteranas, a indução confere um status que afeta diretamente a vida que elas podem ganhar. É uma das únicas formas, e certamente a mais visível, de essas mulheres terem seu legado e impacto homenageados com efeito material imediato. ‘Não são canções, são hinos’, para citar Jay-Z.
A barra é comprovadamente mais baixa para os homens pularem (ou deslizarem por baixo). O Rock Hall reconheceu o Pearl Jam cerca de quatro segundos depois que eles se tornaram elegíveis – e ainda Chaka Khan, elegível desde 2003, definha com sete indicações. Mas nem tudo está perdido – o Rock Hall está fazendo um programa especial para o Mês da História da Mulher em sua exposição de roupas…
O que torna o status de sempre dama de honra de Khan especialmente trágico é que ela foi, é e sempre será uma pioneira. Uma figura singular, ela é a Rainha do Funk desde que mal saiu da adolescência. Como Rickie Lee Jones disse: ‘Havia Aretha e depois havia Chaka. Você as ouviu cantar e sabia que ninguém havia feito isso antes.’
Khan mudou a música; quando estava no palco em seu kit de penas, levando ‘Tell Me Something Good’ a todos os lugares que vai, ela abriu um novo mundo libidinal. Sensualidade, Negritude: ela era tão livre. Foi divino. E nada nunca foi o mesmo.
Mas, apesar de todo o seu talento e realizações excepcionais – e se há uma coisa que as mulheres na música devem ser, é infinitamente excepcional – Khan não convenceu o Rock Hall. Seus créditos, seus Grammys, sua longevidade, seu ofício, sua tenacidade para sobreviver sendo uma jovem negra com uma mente própria no mundo da música dos anos 70, a ponte para ‘Close the Door’ – nada disso merece canonização. Ou assim diz o Rock Hall.
A criação de cânones do Rock Hall não cheira apenas a sexismo, mas também a ignorância e hostilidade propositais. Este ano, um eleitor disse à revista Vulture que eles mal sabiam quem era Bush – em um ano que ela teve um single nº 1 mundial 38 anos depois de lançá-lo pela primeira vez. A indução potencial de Meg White como metade dos White Stripes (em seu primeiro ano de elegibilidade) gerou um discurso abertamente desdenhoso online; você sente que se os eleitores pudessem colocar Jack White sem ela, eles o fariam hoje. E ainda: ela seria apenas a terceira mulher baterista ali, atrás de Gina Shock da Go-Go’s e Mo Tucker do Velvet Underground. Onde está Sheila E – elegível desde 2001?
A situação também não parece boa para os artistas negros – os Beastie Boys foram introduzidos em 2012 à frente da maioria dos artistas de hip-hop com quem aprenderam a rimar. A Tribe Called Quest, elegível desde 2010 e cuja música forjou uma nova fronteira para o hip-hop, foi indicado no ano passado e novamente este ano, uma jogada de dados contra os roqueiros brancos com os quais eles são forçados a competir nas cédulas.
Se tão poucas mulheres estão sendo empossadas no Rock Hall, então o comitê de indicação está quebrado. Se tão poucos artistas negros, tão poucas mulheres de cor, estão sendo empossados, então o processo de votação precisa ser revisado. A música é uma força vital que está em constante evolução – e eles não conseguem acompanhar. Que vergonha a HBO sustentar essa farsa.
Se o Rock Hall não estiver disposto a olhar para as formas como está replicando a violência do racismo estrutural e do sexismo que os artistas enfrentam na indústria da música, se não puder honrar adequadamente o que artistas visionárias criaram, inovaram, revolucionaram e contribuíram para a música popular – bem, então deixe-o ir para o inferno em uma bolsa.
Courtney Love”
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