A banda Alice Cooper – onde o cantor homônimo começou – teve seus três primeiros discos promovidos por Frank Zappa. O músico contratou o grupo para o seu selo, Straight Records, caracterizado por lançar trabalhos que não sairiam em gravadoras convencionais devido a suas sonoridades totalmente anticomerciais.
E foi justamente esse o componente que chamou a atenção do saudoso e icônico maestro para a banda que tinha o alter ego de Vincent Furnier como frontman. Em recente entrevista ao Ultimate Classic Rock, Alice ressaltou que o fato de Frank não ter entendido nada foi um fator decisivo para a contratação.
“As músicas do nosso primeiro disco, ‘Pretties for You’, eram bastante complicadas. Tinham 2 minutos de duração, mas 38 mudanças rítmicas nesse período. Ele nos disse ‘Sou Frank Zappa e não entendi nada’. Perguntei se aquilo era bom ou ruim e a resposta foi ‘Estou contratando vocês justamente porque não entendi nada’.”
Com o tempo, a percepção das pessoas sobre o disco mudou.
“À época um crítico o considerou ‘um trágico desperdício de plástico’, o que eu achei uma ótima resenha. Mas agora está sendo analisado como arte. As pessoas estão olhando e dizendo: ‘Isso estava muito à frente de seu tempo’. E parte disso é verdade.”
Alice Cooper e Frank Zappa
Frank Zappa ajudou a promover “Pretties for You” (1969), “Easy Action” (1970) e a primeira prensagem de “Love it to Death” (1971). Posteriormente, o último foi adquirido pela Warner Music e fez com que a banda estourasse de vez.
Além de Alice Cooper, o Straight Records distribuiu trabalhos de Captain Beefheart, Tim Buckley, Jeff Simmons e The GTOs, entre outros. Atualmente, o catálogo é dividido entre a Warner e a família Zappa.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.