Desde o ano passado, a Netflix vinha anunciando que combateria o compartilhamento de senhas feito por usuários. A empresa realizou uma série de testes nos últimos meses, criando estratégias para colocar o plano em prática. A ideia é que a ação seja permitida apenas entre pessoas que compartilham a mesma casa.
Para acompanhar isso, o serviço exigirá que os usuários se conectem ao Wi-Fi em seu “local principal” e façam uso do streaming pelo menos uma vez a cada 31 dias. Caso contrário, a conta será bloqueada.
Isso significa que os espectadores não poderão mais compartilhar contas com pessoas que não moram com eles, algo que muitos fazem atualmente. Diz o material promocional:
“A Netflix solicitará que os usuários que tentarem entrar em sua conta em outro lugar se inscrevam em sua própria conta e bloqueiem o acesso até que o façam.”
E se sair de férias?
No período de férias, como o atual, muitos se perguntam o que poderia acontecer, tanto no ato de usar a conta em outro local quanto deixá-la inativa. Diz a empresa:
“Os usuários que desejam usar a Netflix em uma smart TV de hotel, laptop da empresa etc. podem pedir um código temporário que dê a eles acesso à sua conta por sete dias consecutivos.”
O CEO da Netflix, Ted Sarandos, comentou durante reunião com acionistas, no último mês de novembro, que certamente isso causaria um impacto negativo de início, mas a medida deverá fazer a empresa faturar inicialmente cerca de US$ 721 milhões apenas nos Estados Unidos e Canadá. Qualquer valor seria bem-vindo na situação atual da empresa, que enfrentou uma debandada de assinantes.
Estratégias da Netflix
A Netflix já colocou em prática mais uma novidade: o plano de assinatura com publicidades. Mais baratos do que o básico, esses planos custam R$ 18,90. Quem segue por essa opção tem que encarar anúncios de 15 a 30 segundos exibidos durante a programação. A cada hora de conteúdo assistido, há entre 4 e 5 minutos de reclames comerciais.
Ano passado, a Netflix chegou a perder dois quartos de seus compradores. Em outubro de 2022, voltou a apresentar crescimento, embora ainda de forma discreta. No levantamento mais recente, em janeiro, a empresa contabilizava 230 milhões de assinantes – 41,7 milhões na América Latina.
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