Para além da música, o assunto que mais se fala sobre o Fleetwood Mac é o convívio conturbado entre os membros da banda. No ápice de seu sucesso na década de 1970, os dois casais da formação – Lindsey Buckingham (guitarra e vocais) e Stevie Nicks (vocais); John McVie (baixo) e a saudosa Christine McVie (vocais e teclados) – passaram por separações que afetaram o dia-a-dia do grupo.
Em 2014, em entrevista à Billboard, Stevie trouxe à tona detalhes sobre a convivência dos músicos durante o período. De acordo com a cantora, Christine era a responsável por apaziguar os conflitos.
“Christine era como minha mentora e a única pessoa que poderia proteger Lindsey. Ela podia acalmá-lo totalmente e tranquilizá-lo e isso era ótimo, porque eu não era boa nisso. Estávamos navegando na onda mais alta. Foi bom por um tempo, até que não foi bom mais. No final de 1976, foi quando explodiu”.
O ano citado por Nicks englobou a produção de “Rumours” (1977), álbum mais relevante da carreira do grupo, que teve as separações como tema.
Em entrevista à Harper’s Bazaar em 2019, Christine McVie comentou outros problemas que afetavam a banda, e sua postura tranquila perante o caos.
“Todos nós bebemos muito e consumimos muita cocaína, festejamos muito, mas não acho que fiz nada terrivelmente ultrajante. Só uma vez que joguei um bolo pela janela que caiu em cima de um táxi. Eu era a boa garota do grupo. Stevie costumava me chamar de Mãe Terra porque eu sempre fui muito pé no chão”.
Christine McVie e Fleetwood Mac
Christine McVie se consagrou como tecladista e uma das cantoras e compositores do Fleetwood Mac. Fez parte da formação mais bem-sucedida do grupo, sendo ainda uma de suas integrantes mais antigas. Em paralelo à banda, lançou trabalhos solo, incluindo uma colaboração com Lindsey Buckingham em 2017.
A musicista faleceu em novembro de 2022, aos 79 anos. Em comunicado publicado em suas redes sociais, foi citada uma doença de urta duração.
“Em nome da família de Christine McVie, é com coração pesado que estamos lhes informando da morte de Christine. Ela faleceu pacificamente num hospital nessa manhã de quarta feira, 30 de novembro de 2022, após um doença curta. Ela estava acompanhada de sua família. Nós pedimos gentilmente que respeitem a privacidade da família nesse momento doloroso, e gostaríamos que todos mantivessem Christine em seus corações, e lembrem da vida de um ser humano incrível, uma música reverenciada que era universalmente amada.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.