De Tina Turner ao Metallica, passando por Guns N’ Roses, ZZ Top, Living Colour, Stevie Wonder, Santana, AC/DC, BB King e mais uma centena de nomes que fizeram a história da música, vários artistas lendários abriram shows e turnês dos Rolling Stones. Uma honraria para todos, certo? Bom… nem sempre.
Em 1994, o Red Hot Chili Peppers recebeu a oportunidade logo em seus compromissos iniciais com o guitarrista Dave Navarro, que ocupou a vaga deixada por John Frusciante. Durante as apresentações, chegaram a tocar em primeira mão algumas músicas futuramente presentes no álbum “One Hot Minute” (1995).
Em entrevista à Interview Magazine (via Far Out Magazine) anos mais tarde, o vocalista Anthony Kiedis descreveu a sensação de ser o intruso perante um público que só estava lá pela atração principal.
“Bem, não posso culpar os Stones – que desde então, a propósito, passei a amar. Especialmente a música deles dos anos 60 e 70, até o álbum ‘Some Girls’. Mas eu não cresci ouvindo e, mesmo na época, eu não estava tão familiarizado com o material deles. Nos últimos cinco anos, eu realmente adorei conhecer a história e descobrir como foram incrivelmente significativos para o mundo, e ainda são de uma forma realmente bizarra. Mas abrir para eles não foi um grande momento.”
O principal, segundo o cantor, reside no fato de a estrutura estar toda preparada apenas para Mick Jagger e companhia.
“O show é sobre eles e é feito para eles. Tivemos problemas com som e iluminação, fomos relegados a um espaço muito pequeno do palco – você sabe, tipo: ‘Ok, vocês não podem ir para a esquerda ou para a direita aqui e não pisar na pista de dança em madeira de língua’. E você começa a tocar quando as pessoas ainda estão entrando e indo comprar merchandising e programas, não estão realmente prestando atenção.
Você está colocando seu coração nessa performance em que acredita e as pessoas estão apenas esperando para ouvir ‘Jumpin’ Jack Flash’. Então, não é culpa dos Rolling Stones, só que não foi uma oportunidade legal. E não foi ótimo para nós porque realmente acreditávamos no que estávamos fazendo, enquanto o público simplesmente não estava interessado.”
Red Hot Chili Peppers e Rolling Stones
Hoje o próprio Chili Peppers é responsável por seus megashows e não precisa abrir para mais ninguém. Da mesma forma, os Stones seguem firmes e fortes como uma das atrações mais prestigiadas do mundo aos 60 anos de carreira.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.