O casal Tomas e Hanna Mazetti resolveu dar início a um financiamento coletivo com objetivo um tanto quanto peculiar: comprar os direitos da música natalina “Last Christmas”, do Wham! O que realmente chama a atenção é o objetivo por trás do crowdfunding, que é apagar a existência da canção.
Atualmente, os direitos sobre a obra pertencem à Warner Chappell Music UK. O valor para adquirir a propriedade intelectual é de £ 20 milhões (cerca de R$ 127 milhões na cotação atual). O grande obstáculo é que, apesar de ter contado com 327 colaboradores, a campanha arrecadou apenas £ 50 mil (o equivalente a R$ 318 mil) até 23 de dezembro.
Em entrevista ao Daily Mail, Hannah contou que seu desgosto para com a música começou quando trabalhava em um café em Oxford, Inglaterra.
“Eu estava estudando inglês e trabalhava extra para pagar as contas. O dono do café planejou uma temporada de férias super aconchegante e fez seu próprio CD com vários ‘sucessos’. Ele só aparecia de vez em quando, então não se dava conta da agonia que o resto da equipe sentia quando ‘Last Christmas’ tocava pela 111ª vez no dia.”
Ela garante que outras pessoas também pensam da mesma forma.
“No Natal passado – trocadilho sem intenção – perguntamos a amigos quanto eles estariam dispostos a pagar para nunca mais ouvir a música. Quando ela voltou a tocar em novembro, fomos lembrados. Então alguém nos disse que era teoricamente possível comprar os direitos e depois retirá-la de todas as plataformas de streaming! Consultamos nossos amigos e a notícia se espalhou. É divertido porque as pessoas amam ou odeiam a ideia! Talvez o próximo Natal seja o Last Christmas!”
A ideia é alcançar ao menos 75% do valor, para assim adquirir algum poder de barganha junto à Warner. E Hannah faz questão de deixar claro que o sentimento negativo é exclusivo à canção.
“Não odiamos o Wham!, apenas a música. Sentimos que algo precisava ser feito por quem, assim como nós, sofre ao ouvi-la 5 mil vezes ao dia nesta época do ano.”
Wham! e “Last Christmas”
Lançada em 1984, “Last Christmas” é uma composição de George Michael, que formava o duo com Andrew Ridgeley. O single chegou ao top 10 em 32 paradas internacionais, sendo número 1 em 12 charts, incluindo Reino Unido e Alemanha.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.
antes de tentar fazer isso, deveriam conversar com o co – autor da canção ainda vivo andrew ridgleley, alem de outras milhoes de pessoas que a escutam e a propria gravadora, se nao querem mais escutar façam abaixo assinado pra nao ouvir mais ela no serviço que fazem, do que ter essa ideia tola….
Quer dizer que essa é a “Então é Natal” dos ingleses? Te entendo minha filha!!!