...

Steve Vai diz que não consegue imaginar sua vida sem Joe Satriani

Relação que começou como professor e aluno evoluiu para uma série de colaborações musicais

Entre os vários alunos de Joe Satriani antes da fama estão guitarristas como Kirk Hammett (Metallica), Alex Skolnick (Testament), David Bryson (Counting Crows), Kevin Cadogan (Third Eye Blind), Larry LaLonde (Primus e Possessed) e Rick Hunolt (ex-Exodus). Porém, nenhum teve tanta proximidade quanto Steve Vai.

O virtuoso é o maior parceiro de seu mestre no projeto G3, além de ambos terem sido os principais guitar heroes da geração que levou a arte de manipular o instrumento a outro patamar. Não à toa, são considerados as referências máximas daquilo que Eddie Van Halen deu início no final dos anos 1970.

- Advertisement -

Em entrevista ao LifeMinute, transcrita pelo Blabbermouth, Vai refletiu sobre a importância do professor na construção de sua história.

“Não consigo nem imaginar como seria minha vida sem ele. Quando eu tinha 12 anos, um amigo meu, John Sergio, que também foi um grande mentor, ele me apresentou toda essa música que eu desconhecia, como o rock progressivo dos anos 70. Ele me levou ao meu primeiro show do Queen. Depois, me colocou em sua banda, a primeira em que participei quando tinha 13 anos. Ele é um amigo querido e tinha um gosto musical incrível.

E ele tocava muito bem, eu não conseguia acreditar, porque era alguém que morava a duas casas de distância. Um dia ele disse: ‘se você acha que eu sou ótimo, deveria ver meu professor Joe Satriani’. Então ele me deu o número do telefone. Minhas aulas com Joe eram tudo o que importava para mim naquele momento. Ele sempre foi sólido, generoso e rigoroso. É isso que você quer em um professor, alguém que lhe inspire.”

Steve refletiu sobre o que ganhou em suas lições com o amigo.

“Quando eu o via tocar aos 12, 13, 14, 15, 16 anos, tudo que ele fazia no instrumento soava como música. O que fazia com os dedos soava como sua alma. Não era apenas exercícios acadêmicos e coisas assim. Quer dizer, claro que nós fizemos um pouco disso, faz parte do treinamento… Então eu sempre apreciei isso. E ainda assim, ele é tão sólido e musical. Seu ouvido musical interior é privilegiado, ele continuou a ser uma inspiração por toda a minha vida.”

Joe Satriani e Steve Vai

Como artista solo, Joe Satriani é um dos mais bem-sucedidos no segmento da música instrumental, tendo vendido acima de 10 milhões de discos em todo o mundo. Também possui passagens destacadas como sideman na banda solo de Mick Jagger no final dos anos 1980 e substituindo Ritchie Blackmore no Deep Purple durante a turnê do álbum “The Battle Rages On”, em 1993 e 94.

Entre 2008 e 2012 integrou o Chickenfoot, que também contava com o vocalista Sammy Hagar, o baixista Michael Anthony e o baterista Chad Smith (este substituído por Kenny Aronoff temporariamente na turnê do segundo disco). O quarteto se reuniu brevemente em 2016 e os fãs seguem aguardando por mais.

Além da carreira solo, Steve Vai se destacou ao ser revelado por Frank Zappa, no início dos anos 1980. A seguir, substituiu Yngwie Malmsteen no Alcatrazz. A consagração definitiva veio ao assumir a guitarra na banda solo de David Lee Roth logo após o vocalista deixar o Van Halen. Posteriormente, ainda integraria brevemente o Whitesnake.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesSteve Vai diz que não consegue imaginar sua vida sem Joe Satriani
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades