“Bohemian Rhapsody” é a música simbólica da carreira do Queen. A junção de uma balada, uma epopeia clássica e um proto-heavy metal parecia fadada ao fracasso em termos comerciais. Porém, ao ser lançada como primeiro single do álbum “A Night at the Opera” (1975), criou um culto em volta de sua existência, que transcende gerações.
Prova disso é que a faixa acaba de ultrapassar 2 bilhões de streamings no Spotify, plataforma musical online mais popular do mercado. A informação foi confirmada pela própria banda em suas redes sociais, com direito a um agradecimento aos fãs. A canção é, de longe, a mais executada no segmento do classic rock. Segunda colocada, “Don’t Stop Believin’” do Journey sequer chegou a 1 bilhão e meio.
Queen e “Bohemian Rhapsody”
Esta não é a única marca significante alcançada recentemente. Em 2021, o single “Bohemian Rhapsody” ultrapassou 10 milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos. Com isso, o Queen se tornou a primeira banda britânica a alcançar a premiação disco de diamante por uma música avulsa na América do Norte.
Em 2018, foi reconhecida pelo Google como a música com maior número de streamings no século até aquele momento. O levantamento incluiu serviços como Spotify, Deezer e Apple Music, entre outros, além do vídeo oficial no YouTube.
Curiosamente, à época do lançamento original, o grupo precisou insistir para que fosse lançada como música de trabalho. Venceu a guerra, com a canção chegando ao topo dos charts.
Não à toa, deu título ao filme que, independente de algumas controvérsias em relação à produção e linha do tempo do roteiro, apresentou o quarteto a um novo público.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.