O fato de ter desenvolvido uma carreira artística fez com que fosse natural Pelé, falecido nesta quinta-feira (29) aos 82 anos, ter se tornado amigos de vários ícones da música brasileira.
Porém, o Rei do Futebol também era figura muito querida no exterior. Não apenas pelo que fazia dentro dos gramados, como pela pessoa acessível e simpática que demonstrava ser ao encontrar com anônimos e consagrados.
Sua ida a Nova York nos anos 1970, para jogar pelo Cosmos, potencializou esse tipo de encontro. Cada partida contava com um desfile de celebridades pelos vestiários.
Segundo o próprio Pelé, Mick Jagger foi uma das presenças mais constantes nesse período. A foto abaixo é um registro de 1977.
Outro Rolling Stone que já deixou sua admiração clara é o guitarrista Ronnie Wood. O músico, que também possui carreira como artista plástico, pintou três quadros em homenagem ao brasileiro.
O grande parceiro musical de Wood, no entanto, é e sempre será Rod Stewart. Do Jeff Beck Group, passando pelo The Faces e chegando à carreira solo, o cantor escocês é fanático por futebol e também prestou reverência a Pelé.
Quem também é reconhecidamente um amante do esporte é Elton John. Vários encontros do presidente de honra do Watford FC com Edson Arantes do Nascimento podem ser encontrados online.
Pelé e Beatles
Os Beatles não poderiam ficar de fora. É sabido que a banda tentou conhecer o Rei durante a Copa de 1966. Algumas versões dão conta de que foram vetados. Outras de que ninguém na delegação os reconheceu.
De acordo com o próprio em entrevista arquivada pelo blog Pelé The Best:
Pergunta: John Lennon te recebeu bem?
Pelé: Olha, tem uma história com os Beatles que pouca gente sabe. Em 1966, na Copa, estávamos concentrados em Liverpool e os Beatles quiseram tocar para o Pelé na concentração. Os dirigentes não deveriam conhecer os Beatles direito e falaram: ‘Não, esses cabeludos não vão tocar aqui não, esses moleques não vão fazer barulho aqui não’ (risos).
Pergunta: Não! Eles barraram os Beatles?
Pelé: Foi. Sabe como fiquei sabendo? Quando estava no Cosmos (EUA), fui fazer um curso de inglês na mesma escola em que o John Lennon estudava japonês, de certo porque ele estava com a Yoko Ono. Aí conversamos e ele me disse ‘Pô Pelé, você sabe que em 1966 nós queríamos tocar para você em Liverpool, mas não deixaram a gente entrar na concentração’. Já viu um negócio desses? (risos).
O fato é que uma relação se desenvolveu nos anos seguintes. Pelé chegou a ser entrevista pela Rede Globo no dia após o assassinato de John Lennon. O depoimento foi veiculado no Jornal Nacional.
Outros nomes com o Rei do Futebol
Eis outros nomes clicados junto a Pelé.
Sting
U2
Sepultura
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.