O uso de música clássica em vídeos do YouTube foi responsável por um crescimento de 90% do consumo do gênero em 2022. O fenômeno foi apontado em relatório da Epidemic Sound, produtora de trilhas sonoras sem direitos autorais, publicado pelo Music Business Worldwide.
O gênero tem conquistado popularidade não só entre os criadores de conteúdo da plataforma, como também entre o público geral. De acordo com o estudo, houve um aumento de 64% nos downloads de títulos clássicos dentro do Epidemic, além de mais de 200 milhões de reproduções em plataformas de streaming.
Para Oscar Höglund, CEO da produtora sueca, a predileção pela música clássica nesses conteúdos está relacionada à atmosfera do gênero.
“Talvez seja essa sensação de conforto e escapismo que as pessoas procuram, mas sabemos que o gênero tem essa capacidade única de comover as pessoas em um nível emocional – e os contadores de histórias estão percebendo isso. Espero que haja um movimento ainda maior de contadores de histórias usando música clássica em seu conteúdo, o que também cria uma oportunidade para os artistas da música clássica continuarem a modernizar o gênero e atrair novos públicos.”
Streaming próprio de música clássica
Em artigo, a Music Business Worldwide ainda apontou que o movimento vem chamando a atenção da indústria musical. O exemplo mais recente é o STAGE+, streaming especializado em música clássica lançado pela Universal Music no exterior.
Sobre a Epidemic Sound
Fundada em 2009, a Epidemic Sound traz 35 mil faixas em seu catálogo graças a um polêmico acordo com compositores. Neste modelo de negócio, a produtora adquire os direitos autorais das obras e repassa 50% dos lucros aos responsáveis pela criação.
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