Um júri da Califórnia determinou que a empresa Lloyd’s of London não precisará cobrir os prejuízos do Metallica em relação à turnê sul-americana que ocorreria em 2020. Os shows seriam realizados em abril do ano em questão, mas acabaram cancelados por conta da disseminação da Covid-19, que ganhou status de pandemia no mês anterior, fechando fronteiras entre países.
Conforme apontado pela Billboard (via Blabbermouth), a ação da banda foi apresentada em junho de 2020 no Tribunal Superior de Los Angeles. A apólice padrão de “cancelamento, abandono e seguro de não comparecimento” foi negada pela seguradora, que citou a exclusão de doenças transmissíveis do regulamento. O processo chamou a mudança de “uma interpretação excessivamente restritiva” e alegou quebra de contrato.
O Metallica argumentou que o Lloyd’s não poderia dizer conclusivamente que a pandemia era a causa próxima eficiente dos cancelamentos porque existem outras causas adequadamente alegadas que são cobertas pela apólice.
A denúncia alegou que as restrições de viagens, o dever de mitigar danos, a necessidade de ‘achatar a curva’ e as ordens de permanência em casa causaram o cancelamento dos shows.
A conclusão do tribunal, obtida pela Billboard, entendeu que:
“As restrições de viagem que causaram os cancelamentos de shows foram uma resposta direta à crescente da Covid-19. As evidências demonstram que a pandemia estimulou as restrições de viagens para a América do Sul e restrições a reuniões públicas. A pandemia de Covid-19 foi, portanto, a causa próxima eficiente dos cancelamentos dos shows.”
Anteriormente, a Lloyd’s enviou nota à imprensa afirmando não ser uma companhia de seguros. Seu trabalho seria supervisionar e regular um mercado de seguradoras independentes.
Metallica no Brasil
Dois anos após o cancelamento, o Metallica finalmente voltou a excursionar pela América do Sul. A passagem pelo Brasil contou com 4 apresentações, nas cidades de Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Belo Horizonte.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.