Por que James Hetfield deixou Lars Ulrich liderar cruzada contra o Napster

Baterista do Metallica agiu como praticamente o porta-voz da banda em meio a famoso processo movido em busca de impedir compartilhamento gratuito de músicas

No início dos anos 2000 o Metallica protagonizou um dos momentos mais marcantes da indústria fonográfica no novo milênio: a batalha contra o programa de download online Napster. A banda, liderada pelo vocalista/guitarrista James Hetfield e pelo baterista Lars Ulrich, teve o segundo como porta-voz nos tribunais.

A ausência do frontman foi explicada em entrevista publicada pela revista Playboy em abril de 2001. Hetfield revelou que a decisão de deixar Ulrich na linha de frente se deu por uma questão familiar. 

- Advertisement -

“Minha esposa e eu estávamos tendo nosso segundo filho e família é prioridade. Então Lars teve que assumir o bastão e tiveram algumas manobras erradas. Sabe, Lars pode se tornar falastrão e agir como uma criança metida às vezes. Eu me senti mal em algumas entrevistas. Pensava: ‘Oh, cara, não diga isso…’” 

Ulrich concordou com o sócio quanto à sua postura durante o embate. 

“Eu disse algumas coisas que eram quase estúpidas. […] Quando eu abro a boca, na maioria das vezes algo meio eloquente escapa, mas de vez em quando eu falo um monte de m#rda. Eu sei disso.”

Hetfield ainda trouxe à tona que o período criou uma relação conflituosa com os fãs.

“Alguns fãs disseram: ‘deixem o Napster em paz, cara’ – no caso dos suicidas [risos]. Mas isso vinha depois do: ‘Metallica é demais, mano’. Então você transformava seu ‘obrigado’ em ‘vai se f#der’. Eu entrei em várias discussões com fãs que só queriam ‘discutir’ o assunto. Fiz uma pobre garota de Atlanta chorar, pois ela achava que dinheiro era algo maligno. Por que não vai morar no Canadá ou em algum país socialista então?”

Lars Ulrich e a grana

Ainda durante a entrevista, Lars Ulrich negou que a batalha contra o Napster tenha sido em função de dinheiro.

“Virou algo em torno de: ‘esses rockstars gananciosos’. Mas entenda: 80 milhões de discos depois, eu nem sei o que diabos fazer com todo o dinheiro que tenho. Então agora podemos falar sobre qual é o verdadeiro problema? A verdadeira questão, para mim, é a escolha. Eu quero escolher o que acontece com a minha música. Está bem claro que o futuro é vender sua música online. Mas o bom senso lhe dirá que você não conseguirá fazer isso se o vizinho estiver dando de graça.”

Metallica vs. Napster

Criado por Shawn Fanning em 1999, o Napster se popularizou entre os usuários da internet pela possibilidade de compartilhamento de arquivos de áudio, o que viabilizou a distribuição ilegal e gratuita de trabalhos de diversos músicos. Como forma de combater essa tendência, em abril de 2000, o Metallica, representado pelo baterista Lars Ulrich, esteve entre alguns artistas que moveram um processo contra a plataforma. 

A ação levou ao fechamento dos servidores do Napster em 2001. Porém, como imaginado, não adiantou muita coisa: surgiram outras plataformas similares e o compartilhamento de música gratuita cresceu exponencialmente nos anos seguintes.

Em entrevista à Classic Rock em 2022, o guitarrista Kirk Hammett trouxe uma visão atualizada da ação. 

“Avisamos a todos que isso ia acontecer. Avisamos a todos que a indústria da música perderia oitenta por cento de seu patrimônio líquido, poder e influência. Quando essas mudanças monumentais acontecem, você simplesmente sacode a gaiola ou não faz nada e segue em frente. Definitivamente, há uma nova maneira de divulgar a música, mas não é tão eficaz quanto a indústria da música pré-Napster. Mas estamos presos a isso.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPor que James Hetfield deixou Lars Ulrich liderar cruzada contra o Napster
Tairine Martins
Tairine Martinshttps://www.youtube.com/channel/UC3Rav8j4-jfEoXejtX2DMYw
Tairine Martins é estudante de jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Administra o canal do YouTube Rock N' Roll TV desde abril de 2021. Instagram: @tairine.m

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades