O cineasta, roteirista e produtor mexicano Guillermo del Toro foi um dos convidados pela revista Variety para escolher seu filme favorito de 2022. A escolha recaiu sobre “Elvis”, de Baz Luhrmann.
A cinebiografia contava a história do rei do rock através da perspectiva de seu empresário, Colonel Tom Parker. Austin Butler e Tom Hanks interpretaram os dois personagens centrais da trama.
“A obra funciona como um show. Experimental, salpicada de detalhes, maneirismos perfeitamente observados e pistas ocultas. Austin Butler e Baz mostram o talento transformador e que abala o mundo de Elvis, sua alegria, sua alma, sua tristeza – ator e diretor trabalhando em conjunto para abraçar e reenergizar o poder e o perigo que Elvis possuía.”
Guillermo ainda ressaltou o trabalho em torno dos aspectos emocionais da história.
“Existe um controle incrível ao compor uma peça de cinema barroco como ‘Elvis’ – o domínio das ferramentas de narrativa audiovisual: encenação, lentes, movimentação da câmera, controle dos ritmos de corte e uso de design de som e música com precisão virtuosa. Sustentar esse tom quando for necessário e ser capaz de aliviar o acelerador ou aumentar.”
O cineasta não deixa de expressar total admiração pelo colega de função.
“A arma secreta de Baz é ele mesmo. A autonomia não domesticada que ele tem, a fé inabalável e incansável e a ética de trabalho implacável que o tornaram um maestro e, de fato, o único fornecedor de seu estilo de filmes. O paradoxo impossível de energia e controle total anda de mãos dadas com o fato de que, ao fazer o corpo de trabalho mais pessoal, ele alcançou a verdade universal e a alma dos espectadores de todos os lugares.
Contra todas as probabilidades, ele acreditou e entregou, mais uma vez, um filme que fez o público voltar aos cinemas após a pandemia. Tal é o poder e a pureza de Baz – nosso único Baz e sua crença na Verdade, Beleza, Liberdade – e, acima de tudo: Amor. Amor de Cinema, Amor de Emoção e Amor de Amor.”
Sobre o filme “Elvis”
Distribuído e promovido pela Warner Pictures, “Elvis” faturou US$ 286 milhões, se tornando a segunda cinebiografia musical mais lucrativa de todos os tempos, atrás apenas de “Bohemian Rhapsody” (2018), do Queen.
Sobre Guillermo del Toro
Guillermo del Toro tem como seu maior sucesso a película “A Forma da Água”, lançada em 2017. Ganhou tanto o Oscar quanto o Globo de Ouro nas categorias Melhor Filme e Melhor Diretor. Seu trabalho mais recente é a nova versão de “Pinóquio”.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.