O Roupa Nova começou sua trajetória no final dos anos 1960, tocando em bailes no Rio de Janeiro. Na época, usavam um nome completamente diferente.
A mudança foi, inclusive, parte do início do sucesso e veio por sugestão do produtor e diretor musical Mariozinho Rocha, grande nome da indústria na época. Foi ele o responsável por assinar o grupo com a gravadora PolyGram.
Em conversa com o canal Corredor 5, no YouTube, Mariozinho Rocha contou como conheceu Os Famks – sim, este era o nome da banda – durante gravações em uma rádio e se impressionou com a competência da banda. O problema era justamente a alcunha utilizada, que o produtor logo fez questão de mudar.
Conforme transcrição do Whiplash.Net, ele afirmou:
“Na época, fomos gravar uma mensagem de Natal da Rádio Cidade. Eu disse que estava trabalhando com um grupo que é muito bom. Falei que iam dar conta do recado. Levei eles lá e todos acharam eles feras. Gravaram de primeira. Acabou e fui falar com eles. Disse que queria tentar gravar algo a mais e eles toparam. A primeira coisa era mudar o nome. Eles se chamavam Famks. Esse nome não dá.”
A ideia de Mariozinho era, também, alterar o repertório tocado pelo grupo. Nasceu daí a ideia para o nome Roupa Nova, que ele explica a seguir:
“Sugeri mudar o repertório também. Eles faziam mais música de baile. Veio a ideia de ‘Roupa Nova’ – dar uma roupagem nova para músicas já conhecidas.”
Comfira a entrevista completa a seguir.
Outros nomes do Roupa Nova
Além de assinar como Os Famks no início da carreira, a banda chegou a ter um pseudônimo nos anos 70, quando gravava covers internacionais. Em alguns discos e compactos da época, o grupo saiu com o nome de Os Motokas, para diferenciar do trabalho que faziam em bailes e eventos cariocas.
Muito tempo depois do sucesso, já em 2020, foi anunciado que o grupo mudaria seu nome para Roupa Sempre Nova, o que deixou todo mundo no mínimo bastante chocado. Felizmente, tudo não passava de uma ação publicitária em parceria com uma marca de amaciantes para roupas.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.