Os Pixies são uma das bandas mais influentes do rock alternativo nos últimos 40 anos. Suas explorações de estruturas musicais e dinâmica sonora serviram de inspiração para vários outros artistas – o Nirvana é o principal exemplo.
Em uma entrevista para o Music Radar, o guitarrista Joey Santiago revelou a única regra do grupo com relação à composição.
“A única regra que a gente tinha mesmo era tentar evitar o blues de 12 compassos tradicional. Não que a gente tivesse algo contra. Eu adoro blues e AC/DC, mas música pode fazer coisas diferentes, como qualquer outro aspecto da vida.”
Santiago continuou, elaborando seu pensamento:
“E não estou falando só sobre arte. Usemos televisores como exemplo: se o design nunca mudasse, estaríamos ainda aqui com TVs enormes que pesam uma tonelada e não tem controle remoto. Blues rock ainda existe por aí, e você ainda pode gostar disso, mas existem outras coisas para você experimentar.”
Pixies e “Doggerel”
Os Pixies lançaram no último dia 30 de setembro seu oitavo disco de estúdio, “Doggerel”. Ali, experimentaram mudanças sonoras em termos de expandir seus arranjos para acomodar influências de Ennio Morricone. Também tentaram sair de outra armadilha do rock: a canção punk de três minutos.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.