Saxofonista do Hawkwind, Nik Turner morre aos 82 anos

Músico teve participação destacada na sonoridade única da banda em seus primórdios

Nik Turner, membro fundador do Hawkwind, morreu aos 82 anos na última quinta-feira (10). O músico tocou saxofone e flauta – além de assumir os vocais eventualmente – na banda entre 1969 e 1976, retornando brevemente nos anos 1980. Também teve projetos como Sphynx, Inner City Unit, Fantastic All Stars e Space Ritual.

A informação foi confirmada pela família em uma nota oficial do Facebook do músico. Diz o texto:

“Estamos profundamente tristes em anunciar o falecimento de Nik Turner – o poderoso Thunder Rider, que faleceu pacificamente em casa na noite de quinta-feira. Ele passou para a próxima fase de sua Jornada Cósmica, guiado pelo amor de sua família, amigos e fãs.”

- Advertisement -

Nascido em Oxford, Inglaterra, no ano de 1940, Nik participou do período mais bem-sucedido da carreira do Hawkwind, quando a banda emplacou 4 álbuns seguidos no Top 20 britânico: “In Search of Space” (1971, único disco de ouro de toda a carreira), “Doremi Fasol Latido” (1972), “Hall of the Mountain Grill” (1974) e “Warrior on the Edge of Time” (1975).

Influenciado pelo free jazz, incorporou elementos inovadores ao som do grupo, que ficou conhecido como precursor do subgênero space rock.

O Hawkwind também é lembrado por ter revelado Ian “Lemmy” Kilmister ao mundo. Em seu Facebook, o Motörhead escreveu:

“Perdemos Nik Turner, velho colega de banda de Lemmy. Ponham Hawkwind para tocar alto e belo. ‘Brainstorm’, aí vamos nós!”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasSaxofonista do Hawkwind, Nik Turner morre aos 82 anos
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades