Quando a MTV ferrou o Megadeth ao rejeitar clipe de “A Tout Le Monde”

Tanto Dave Mustaine quanto David Ellefson afirmam, por razões diferentes, que emissora se recusou a veicular vídeo feito para a canção do álbum “Youthanasia” (1994)

O Megadeth estava na crista da onda durante o início da década de 1990. Após lançarem dois álbuns muito bem recebidos, “Rust in Peace” (1990) e “Countdown to Extinction” (1992), o grupo liderado pelo vocalista e guitarrista Dave Mustaine divulgou “Youthanasia” (1994), que trazia uma sonoridade mais hard rock e um hit em potencial: a balada “A Tout Le Monde”.

Entretanto, a canção não obteve a repercussão esperada e nem chegou a entrar nas paradas principais de singles dos Estados Unidos, a Billboard Hot 100 – “Symphony of Destruction”, do álbum anterior, chegou à 71ª posição dos mesmos charts. Isso também freou a repercussão de “Youthanasia”, que não superou as vendas de “Countdown to Extinction”.

- Advertisement -

Dave Mustaine e o baixista David Ellefson culpam a MTV por essa situação, pois a emissora se recusou a tocar o videoclipe de “A Tout Le Monde”. Porém, os dois narram circunstâncias diferentes para tal fim.

“Paramos com heavy metal”

Em entrevista ao “No F*ckin’ Regrets”, podcast de Robb Flynn, músico do Machine Head, David Ellefson disse que a rejeição da MTV ocorreu por conta do momento vivenciado pela indústria fonográfica em 1994. Segundo o baixista, a ascensão do grunge fez com que o som do Megadeth não fosse mais interessante para a emissora.

Conforme transcrição do Ultimate Guitar, ele afirmou:

“Em 1991, havia o Nirvana, Pearl Jam, essas bandas que mudaram a cena. O Soundgarden já estava lá por alguns anos. Em 1994, a MTV era massiva. Lembro que mandamos o clipe de ‘Train of Consequences’ e tocou bem, daí o Megadeth fez um show em Nova York. Quando mandamos o clipe de ‘A Tout Le Monde’, disseram: ‘paramos com o heavy metal’.”

O baixista destacou que produzir um clipe como o de “A Tout Le Monde” demanda um investimento financeiro muito grande.

“Era um clipe caro, tem que vender muitos discos para recuperar o investimento. Valia uma casa no subúrbio. E eles falaram que não iria tocar. Foi isso.”

Megadeth, “A Tout Le Monde” e suicídio?

Por sua vez, Dave Mustaine dá uma versão diferente para o caso. Em sua autobiografia, “Mustaine: memórias do heavy metal”, o músico cita o mesmo show em Nova York que Ellefson mencionou como um ponto determinante para o “corte” da MTV.

Na apresentação, transmitida ao vivo pela emissora no dia em que “Youthanasia” foi lançado, o frontman do Megadeth apresentou “A Tout Le Monde” dizendo: “essa próxima música fala sobre quantas vezes já tentei me matar”. Porém, ele pensou que a banda iria tocar a música “Skin o’ My Teeth”, cuja temática realmente aborda o suicídio. Por conta disso, “A Tout Le Monde” passou a ser rotulada como “canção suicida” e o videoclipe não entrou na programação do canal de TV.

Leia também:  O único integrante que está fora da volta do Linkin Park

Confira, abaixo, o trecho do livro em que Dave conta a história, em sua visão:

“O vídeo que acompanhava o single ‘A Tout Le Monde’ foi retirado da MTV graças a uma controvérisa ao redor da letra, que supostamente defendia o suicídio. Não defendia. Eu escrevi, então sei. Tocamos a música ao vivo na MTV em 1994, no dia em que ‘Youthanasia’ foi lançado, num evento chamado ‘Night of the Living Megadeth’ (em Nova York). Num ponto, eu errei o setlist e fiz um breve monólogo antes do que pensei que seria ‘Skin o’ My Teeth’.

– Essa próxima música fala sobre quantas vezes já tentei me matar!

Só que não era. A próxima música era ‘A Tout Le Monde’ que não tem nada a ver com isso (apesar de tratar de morte). Nesse ponto eu tinha duas saídas: fazer uma nova intro e admitir meu erro ou simplesmente tocar ‘A Tout Le Monde’. Mudar o setlist e tocar ‘Skin o’ My Teeth’ não era uma opção. Estávamos ao vivo na televisão e todo mundo pronto para entrar em ‘A Tout Le Monde’, então foi o que fizemos.

Previsivelmente, a m*rda se espalhou pelo ventilador e ‘A Tout Le Monde’ foi rotulada como ‘canção suicida’ e o Megadeth como uma banda que defendia isso. Não ajudou, claro, o fato de o disco se chamar ‘Youthanasia’, apesar de que qualquer idiota poderia entender que o título era meramente um jogo de palavras, com a intenção de ser uma referência aos efeitos entorpecedores da influência da sociedade sobre a juventude norte-americana. Os jovens entenderam e gostaram. Os adultos surtaram. Bastante típico.”

Relato inconsistente?

O relato de Dave Mustaine é um pouco inconsistente, já que o monólogo dele para “A Tout Le Monde” naquele show foi mais extenso. Ele diz, inicialmente, que tentou tirar a própria vida em fevereiro de 1993 – um ano após “Skin o’ My Teeth” ter sido lançada –, o que indica que ele realmente se referia ao novo single quando fez o comentário durante a apresentação.

Em seguida, Mustaine comenta que a parcela do público que sabe falar francês irá entender sobre o que ele está falando. “A Tout Le Monde”, como todos sabem, tem refrão cantado no idioma em questão – algo que “Skin o’ My Teeth” não possui.

Assista ao vídeo de “A Tout Le Monde” durante o mencionado show em Nova York, realizado em 1994.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesQuando a MTV ferrou o Megadeth ao rejeitar clipe de “A Tout...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades