Dono de opiniões rígidas sobre o metal e seus subgêneros, Bruce Dickinson revelou qual banda influenciada pelo Iron Maiden é sua favorita. Em entrevista à Revolver, em 2004, o multifacetado frontman da Donzela de Ferro apontou a gigante do metal progressivo, Dream Theater, como destaque.
Na ocasião, ele declarou:
“Eu só acho que eles criam algumas músicas muito legais e são uma banda muito boa ao vivo. Eles fazem o próprio lance deles, sem soar como o Iron Maiden.”
Dickinson ainda destacou o Deep Purple de 1971 como sua banda favorita entre as que não foram influenciadas pelo Maiden.
“Eles eram simplesmente incríveis. Do virtuosismo instrumental e solos às travessuras e loucuras fora do palco, eles eram a banda de rock mais incrível do planeta.”
Dream Theater e Iron Maiden
Em participação no The Everyman Podcast em 2020 (com transcrição do Ultimate Guitar), o vocalista do Dream Theater, James LaBrie, relembrou a primeira vez que fez turnê com o Iron Maiden. Ele também comentou como foi a receptividade dos gigantes do metal com o grupo progressivo, que ainda era pouco conhecido na época da tour.
“Fizemos tantos shows com o Iron Maiden. Antes de ‘Images and Words’ sair, fizemos uns cinco shows com eles, antes de começar nossa turnê própria oficialmente. Chegamos a abrir para eles no The Ritz, em Nova York. E eu lembro que Bruce Dickinson subiu ao palco depois que nós nos apresentamos e ele fez questão disso. Ele disse: ‘Cara, vamos ouvir a p*rra do Dream Theater! Esses caras arrasam!’ Lembro que achamos aquilo muito legal. E quando ele chegou depois falando que adorava a gente, que adorou o álbum… foi insano!”
O músico ainda trouxe à tona que os empresários do Iron Maiden tinham a intenção de agenciar o Dream Theater naquele período.
James LaBrie substituindo Bruce Dickinson?
Já em entrevista ao The Metal Voice (com transcrição do Blabbermouth), LaBrie revelou que a conexão o colocou na lista de possíveis substitutos para Bruce Dickinson em 1993, quando este saiu do Iron Maiden.
“Rod Smallwood, empresário do Iron Maiden, dizia estar interessado em trabalhar conosco. Um dia estávamos jogando dardos, ele me chamou em um canto longe dos caras da banda e perguntou o que eu achava de fazer um teste. Foi uma situação bizarra, tínhamos feito ‘Images and Words’ (1992) no ano anterior, procurávamos um manager para nos ajudar a sair em turnê pelo mundo. Lá estava ele, com seu assistente, e nós achando que buscavam nos administrar quando queriam me levar.”
O frontman do Dream Theater recusou a proposta, pois não queria interpretar músicas que não fossem dele.
“Apenas disse: ‘Não. De jeito nenhum. E apenas por um motivo, o Dream Theater. É isso. Ponto final. Mas se precisar de mais um, quando eu tinha 22 anos, estive uma banda chamada Coney Hatch. Substituí outro cantor, Carl Dixon, e basicamente me sentia uma jukebox. Cantava as músicas de outra pessoa, não era algo meu de verdade’.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.