Bono lamenta ter enfiado disco do U2 no iPhone de milhões de pessoas

O que ele achou ser uma atitude punk rock na época era, na verdade, uma enorme invasão de privacidade

Lembra quando um álbum novo do U2 apareceu do nada no seu iPhone, sem você pedir, e não dava para apagar? Oito anos depois, Bono reconheceu que essa não foi a melhor ideia do mundo.

Em seu livro de memórias “Surrender: 40 Songs, One Story by Bono” (trechos via Classic Rock), o vocalista escreveu:

“Eu assumo total responsabilidade. Rapidamente percebemos que havíamos esbarrado numa discussão séria sobre o acesso de empresas de tecnologia nas nossas vidas. A parte de mim que sempre será punk rock achou que isso seria exatamente o que o The Clash faria. Subversivo. Mas subversão é complicado de se alegar quando está trabalhando com uma empresa prestes a se tornar a maior do mundo.”

- Advertisement -

U2, “Songs of Innocence” e os iPhones

Em 2014 o U2 formou uma parceria com a Apple na hora de promover seu álbum “Songs of Innocence” junto ao lançamento de um novo iPhone. Segundo a Billboard, a gigante de tecnologia teria pago milhões à Universal pelos direitos.

Leia também:  Guitarrista do Foreigner, Mick Jones revela diagnóstico de Parkinson

Todos os usuários do iTunes viram o disco aparecer automaticamente em suas bibliotecas. Isso deu início a uma discussão sobre privacidade. Vários veículos de imprensa caracterizaram a estratégia como transformar música em spam. Artistas também criticaram a iniciativa por transformar seus trabalhos em algo gratuito.

A própria Apple precisou criar uma página dedicada em seu site oficial para permitir que usuários pudessem apagar o disco de seus aparelhos.

No fim das contas, foram contabilizados 26 milhões de downloads de “Songs of Innocence” no primeiro mês após o lançamento, o que fez dele um dos álbuns mais populares da carreira da banda. Contudo, esses números foram completamente engolidos pela quantidade de pessoas reclamando da estratégia e não querendo ser parte.

Leia também:  Conception anuncia adiamento de shows no Brasil

*Foto: Daniel Hazard / CC BY-SA 4.0

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasBono lamenta ter enfiado disco do U2 no iPhone de milhões de...
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda é jornalista formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e cursou Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Apaixonado por música, já editou blogs de resenhas musicais e contribuiu para sites como Rock'n'Beats e Scream & Yell.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades