O Mercury Studios anunciou ter finalizado as filmagens do documentário “Have You Got It Yet? The Story of Syd Barrett and Pink Floyd”. A obra foi dirigida por Rodney Bogawa e o falecido Storm Thorgerson, fundador da Hipgnosis e parceiro da banda em várias de suas capas de discos e conceitos visuais.
O filme conta com depoimentos dos três membros vivos do Pink Floyd, Roger Waters, David Gilmour e Nick Mason. Outros músicos como Pete Townshend (The Who) e Graham Coxon (Blur) também participaram, assim como Rosemary Breen, irmã de Syd. A narração é do ator Jason Isaacs.
Alice Webb, CEO do Mercury Studios, declarou em nota oficial:
“Syd Barrett foi mais do que apenas o cofundador do Pink Floyd. Ele foi o combustível criativo, que se tornou um ícone da cultura pop e deixou todos se perguntando para onde ele foi, pois sua presença continuou na música que veio depois.”
Bogawa completou:
“É uma trágica história como as de Brian Wilson, Kurt Cobain e muitos outros na música e na arte cujos impulsos criativos explosivos muitas vezes se baseiam em uma energia frágil e exuberante que é pressionada por seu sucesso. O filme não é apenas um retrato de uma das figuras cult mais icônicas da música através das lentes e memórias de seus companheiros de banda, amados, amigos e outros músicos, mas também uma retrospectiva de um grupo de pessoas crescendo em meados dos anos sessenta e seu idealismo, ambições, esperanças e sonhos durante um momento cultural tão incrível.”
A trilha sonora contará com 50 músicas do artista em carreira solo e do grupo. Por hora, ainda não há data oficial de lançamento confirmada.
Syd Barrett e Pink Floyd
Nascido em Cambridge, Inglaterra, Roger Keith Barrett começou a tocar ukulele aos 10 anos, passando para o banjo e violão antes de chegar à guitarra aos 15. Construiu seu primeiro amplificador sozinho.
Foi membro fundador do Pink Floyd, participando dos primeiros singles e o álbum de estreia, “The Piper at the Gates of Dawn”. Caracterizava-se pelo estilo psicodélico de tocar, com acordes dissonantes, efeitos e distorções.
Após sair do grupo, lançou dois álbuns solo no início da década de 1970, apoiado pelos antigos colegas. Foram seus últimos trabalhos antes de abandonar a indústria musical.
Sua personalidade seguiu sendo inspiração para a banda que criou. Chegou a aparecer no estúdio durante as gravações do álbum “Wish You Were Here”. Os músicos não o reconheceram, devido à aparência totalmente diferente de poucos anos antes.
Morreu em 7 de julho de 2006, devido a um câncer pancreático agravado pelo diabetes.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.