O guitarrista e compositor David Victor anunciou a criação do Singular Zone. “Riots”, primeiro single do projeto que mescla thrash e melodic death metal além de indstrial, está disponível junto de um videoclipe com produção de Wanderley Perna (Genocidio).
A música tem participações do vocalista Björn Strid (Soilwork, The Night Flight Orchestra), também autor da letra, e do baterista Aquiles Priester (Edu Falaschi, W.A.S.P., ex-Angra). O baixo foi gravado por Adair Daufembach, que assina ainda a produção da faixa.
Assista ao videoclipe abaixo.
Em comunicado à imprensa, David Victor explica que o nome da banda se refere à “zona de desconforto”, algo que todo artista passa na busca pela “singularidade” de sua identidade artística.
“Vivenciei isso durante a concepção de meu projeto; a busca por uma identidade própria (singularidade) foi consideravelmente desconfortável.”
Com relação ao single de estreia, o músico declara:
“’Riots’ fala sobre a incapacidade de diálogo entre os diferentes grupos de uma sociedade, o que, geralmente, resulta no emprego generalizado da violência.”
Singular Zone e David Victor
Por conta própria, David Victor iniciou os primeiros contatos com profissionais experientes que pudessem prestar alguma consultoria que o ajudassem a compreender as melhores práticas de produção musical. A experiência não se mostrou a mais adequada, o que o fez entrar em um programa de mentoria de Kiko Loureiro sobre técnicas de produção musical, music business e carreira artística na indústria fonográfica.
Em nota, Victor afirma que guarda composições há mais de 20 anos e sempre teve o desejo de produzi-las de modo profissional. Ainda em 2020, com o início da pandemia, o músico concretizou o projeto.
“Para se ter uma ideia, o riff no meio da ‘Mortgaging the Future’ foi criado no final dos anos 90! Ou seja, estava aqui, guardado durante esse tempo todo, só esperando o momento para ser produzido de forma profissional. E foi a curiosidade de saber como os músicos produzem músicas profissionalmente que me motivou a criar o Singular Zone, que saiu do papel em meados de 2020 (logo após o início da pandemia).”
O músico também afirma que não quer limitar seu projeto às influências de thrash e melodic death metal, tendo em vista seu leque de influências.
“Isso se evidencia nas próprias músicas. A ‘Mortgaging the Future’, por exemplo, faz uso de sintetizadores, influenciada diretamente pelo trabalho de Hans Zimmer (evidentemente, sem cometer o crime de querer simular a genialidade dele).”
O single está na playlist de lançamentos do site, atualizada semanalmente com as melhores novidades do rock e metal. Siga e dê o play!
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.