Sacheen Littlefeather, a atriz e ativista nativa americana famosa por ter recusado o Oscar de Melhor Ator em nome de Marlon Brando, morreu aos 75 anos. A causa não foi confirmada, mas ela sofria de câncer de mama desde 2018.
Numa declaração oficial dia 2 de outubro, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas confirmou a morte de Littlefeather. A organização publicou em suas redes sociais uma citação da atriz:
“Quando eu me for, sempre lembrem que cada vez que você defende sua verdade, você manterá minha voz e as vozes de nossas nações e povos.”
A atriz havia sido homenageada pela Academia, em 17 de setembro último, em uma cerimônia onde a entidade se desculpou publicamente pelo tratamento recebido por ela durante o Oscar em 1973.
Sacheen Littlefeather, Marlon Brando e o Oscar de 1973
Sacheen Littlefeather subiu ao palco naquele ano em nome de Marlon Brando, premiado como Melhor Ator por “O Poderoso Chefão”. Ela anunciou o desejo do astro de recusar a estatueta por como a indústria do cinema lidava com os nativos americanos.
O momento foi especialmente chocante por se tratar da primeira vez que os prêmios eram transmitidos ao vivo para o mundo todo. Relembre a seguir.
Na cerimônia do dia 17 de setembro, Littlefeather reafirmou a necessidade do protesto mesmo tendo sido efetivamente boicotada pela indústria por causa disso depois. À BBC, ela afirmou:
“Eu sabia que tinha que dizer a verdade. Algumas pessoas podiam aceitar. E outras não.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.