Poucos dividiram tanto fases da carreira com uma troca de vocalistas quanto o Anthrax em 1992. A saída de Joey Belladonna para a entrada de John Bush promoveu mudanças sonoras facilmente perceptíveis, com a banda incorporando um estilo mais moderno e, em alguns momentos, até mesmo distante daquilo que os consagrou.
Mas algo que nunca foi realmente explicado é o motivo que levou o grupo a promover a substituição. Mesmo desconfortável com o assunto, o guitarrista Scott Ian abordou a situação na série de vídeos que celebrou quatro décadas da banda (transcrito pelo Blabbermouth).
“É horrível quando você tem que tomar uma decisão como esta. Criativamente, todos nós sentíamos que não havia nenhuma maneira de seguir em frente como as coisas estavam. Tínhamos acabado de bater em uma parede. Foi a decisão mais difícil da nossa história, com certeza. E nunca houve nada pessoal com Joey, juro. Foi realmente uma maneira de resgatarmos nossa força para podermos seguir em frente. Odeio que tenha precisado acontecer.”
Ian continuou a dizer que, embora tenha sido um momento infeliz, as coisas aconteceram como deveriam.
“Tudo deu certo no final. Joey voltou em 2010 e estamos melhor do que nunca. Realmente acredito que tudo deu certo por algum motivo”.
O baixista Frank Bello reconheceu ser difícil assimilar a questão até hoje.
“Foi uma mudança visando o melhor para a banda, por conta de para onde estávamos indo. Mesmo assim, foi uma decisão difícil”.
E o baterista Charlie Benante também compartilhou suas ideias sobre a situação.
“O eu daquela época era mais arrogante do que sou agora. Amo muito o Joey. À época, éramos pessoas diferentes. Sentíamos que essa era a única coisa que poderia nos levar ao próximo nível ou ao próximo capítulo da banda”.
Anthrax e Joey Belladonna
Após o retorno de Belladonna, o Anthrax lançou dois álbuns de estúdio: “Worship Music” (2011) e “For All Kings” (2016). O próximo já está sendo preparado.
*Foto: Sven Mandel / CC BY-SA 4.0
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.