Para muitos fãs e estudiosos, as raízes do heavy metal enquanto música residem em “Helter Skelter”, faixa presente no lendário disco homônimo dos Beatles – popularmente conhecido como “White Album”, por conta de sua capa. O arranjo cru e pesado, com Paul McCartney se esgoelando nos vocais contribuiu para expandir os limites do rock.
Porém, Geddy Lee possui outra teoria. Para o baixista e vocalista do Rush, o Fab Four já havia sedimentado as raízes do subgênero que ganharia vida própria com o passar dos anos. Isso teria acontecido em “Taxman”, composição que entrou em “Revolver”, álbum disponibilizado em 1966 – dois anos antes do “White Album”.
Falando ao Amazon Music em 2019 (com transcrição do site Far Out Magazine), o músico se explicou.
“Normalmente as pessoas se lembram dos Beatles por sua plenitude de melodia e pelos ótimos vocais. Mas também há de se considerar que Paul McCartney foi um baixista bastante influente. Se você ouvir ‘Come Together’, há uma parte ousada do baixo nessa música. Se você ouviu ‘Taxman’, é heavy metal antes de existir heavy metal.”
Beatles, “Taxman” e “Revolver”
Composta por George Harrison, “Taxman” era uma crítica aos pesados impostos de renda progressivos estipulados pelo governo trabalhista do primeiro-ministro britânico Harold Wilson. Curiosamente, apesar de ter sido escrita pelo guitarrista solo da banda, a função na gravação coube a Paul McCartney.
Sétimo trabalho de estúdio, “Revolver” foi o último lançado pela banda antes de encerrar suas atividades como atração de palcos. Mostrava um quarteto cada vez mais experimental em sua sonoridade. Liricamente, o grupo também se aprofundava em reflexões sobre temas como a morte e o materialismo.
Além de “Taxman”, George assinou “Love You To” e “I Want To Tell You”, ampliando sua atuação como compositor. As sessões ainda renderam o single “Paperback Writer/Rain”, músicas que não entraram no tracklist original.
“Revolver” vendeu mais de 8 milhões de cópias em todo o mundo. Chegou ao primeiro lugar no Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha e Austrália, entre outros países.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.