Roger Waters publica carta aberta a Vladimir Putin

Músico vem sendo criticado recentemente por não ter condenado com veemência a invasão russa à Ucrânia

Após algumas críticas por conta de posicionamentos recentes, Roger Waters publicou em suas redes sociais uma carta direcionada ao presidente russo Vladimir Putin.

O texto vem logo após o músico ter shows cancelados em Cracóvia, Polônia, por conta do descontentamento das autoridades locais devido a posicionamentos explicitados em relação ao conflito que ocorre na Ucrânia desde o início do ano.

- Advertisement -

Diz a longa missiva:

Roger Waters

Los Angeles, Califórnia

domingo, 25 de setembro de 2022

Recentemente, tenho lido comentários nas mídias sociais, perguntando por que escrevi para a Sra. Olena Zelenska, mas não para o Sr. Vladimir Putin? Muito boa pergunta, que bom que você perguntou, aqui está.

Carta aberta de Roger Waters a Vladimir Putin.

Caro Presidente Putin, desde que a Federação Russa invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro deste ano, tentei usar minha pequena influência para encorajar um cessar-fogo e um acordo diplomático que atenda às necessidades de segurança da Ucrânia e da Federação Russa. Nesse esforço, escrevi duas cartas abertas à Sra. Olena Zelenska, esposa do presidente ucraniano. Essas cartas estão prontamente disponíveis na internet. Cada vez mais me pedem para escrever para você também, então aqui vai.

Em primeiro lugar, você gostaria de ver o fim desta guerra? Se você respondesse e dissesse: “sim, por favor”, isso imediatamente tornaria as coisas muito mais fáceis. Se completasse com: “também a Federação Russa não tem mais interesse territorial além da segurança das populações de língua russa da Crimeia, Donetsk e Lubansk”, ajudaria. Digo isso porque conheço algumas pessoas que pensam que você quer invadir toda a Europa, começando pela Polônia e o resto dos estados bálticos.

Se for verdade, vá se f#der. Podemos parar com o jogo desesperadamente perigoso da galinha nuclear com o qual os falcões de ambos os lados do Atlântico parecem tão à vontade. Sim, apenas querem explodir um ao outro e o mundo em pedacinhos. O problema é que tenho filhos e netos, assim como a maioria dos meus irmãos e irmãs em todo o mundo. Nenhum de nós gostaria desse resultado. Então, por favor, Senhor Putin, permita-me e faça-nos essa garantia.

Tudo bem, de volta à mesa, se eu li seus discursos anteriores corretamente, você gostaria de negociar um estado de neutralidade para uma soberana vizinha Ucrânia? Isso é correto? Supondo que tal paz pudesse ser negociada, teria que incluir um acordo absolutamente obrigatório para não invadir ninguém nunca mais. Eu sei, eu sei, os EUA e a OTAN invadem outros países soberanos por alguns barris de petróleo a qualquer instante. Mas isso não significa que você deveria. Sua invasão da Ucrânia me pegou completamente de surpresa. Foi uma guerra hedionda de agressão, provocada ou não.

Quando a Sra. Zelenska me respondeu via Twitter, fiquei muito surpreso e muito emocionado. Se você me respondesse, eu o respeitaria imensamente por isso e tomaria isso como um movimento honroso na direção certa para uma paz sustentável.

Com os melhores cumprimentos

Roger Waters

Roger Waters e “This is Not a Drill”

A turnê “This is Not a Drill” segue pela América do Norte até 15 de outubro. A parte europeia terá início dia 17 de março de 2023 em Lisboa, Portugal, se estendendo até junho. Os shows na Polônia ocorreriam em 21 e 22 de abril.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasRoger Waters publica carta aberta a Vladimir Putin
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades