Depois de shows elogiados em Recife e Natal, além do festival João Rock em Ribeirão Preto, Pitty e Nando Reis trouxeram a turnê “As Suas, As Minhas e As Nossas” para São Paulo. A apresentação foi realizada, na última sexta-feira (23), no belo palco do Espaço Unimed, antigo Espaço das Américas.
A ideia de um duo reunindo dois dos principais nomes do cenário pop rock brasileiro surgiu ainda em 2021. Após a cantora apresentar um cover de “Relicário” no programa “Saia Justa”, do canal GNT, o ex-integrante dos Titãs entrou em contato com e propôs uma parceria. Foram acionados então os músicos Martin Mendonça (guitarra), Paulo Kishimoto (lap steel e percussão), Daniel Weksler (bateria), Felipe Cambraia (baixo) e Alex Valey (teclados) — os três primeiros da banda de apoio da baiana, os dois últimos do grupo do paulistano —, dando início projeto que combina, de forma criativa, as canções de ambos os artistas.
A tarde de sexta-feira foi abençoada pelo clima mais bonito de todo o mês de setembro. Após mais de 20 dias de frio e tempo nublado, o sol resolveu aparecer para aquecer e enfeitar a capital paulista com um céu azul de beleza singular. No entanto, como a meteorologia paulistana é extremamente traiçoeira, o tempo “virou” a partir das 18h e uma frente fria nada agradável frustrou os planos dos fãs que idealizavam um “esquenta pré- show” nos botecos na avenida Francisco Matarazzo.
Pontualmente, a casa abriu os portões ao público geral às 20h30. Durante a primeira hora do evento, o clube permaneceu relativamente vazio, causando a impressão de que o show teve uma bilheteria fraca. Porém, por volta das 21h30, os fãs começaram a aparecer em peso, mostrando que a suposta “ausência de público” nos momentos iniciais do espetáculo pode ter sido ocasionada pelo trânsito inerente à maior metrópole brasileira.
Sem banda de abertura, coube a equipe de discotecagem da casa a função de animar a plateia. A tracklist apresentada destacou diversos sucessos do cenário MPB e pop rock nacional. Porém, de forma curiosa, o repertório apresentado contou, em sua maioria, com músicas do grupo Paralamas do Sucesso. Alguns minutos depois das 22h, os fotógrafos foram convidados para uma área externa da pista, onde tiveram a oportunidade de produzir imagens dos protagonistas da noite.
*Fotos de Jeff Marques / @mulekedoidomemo
Com um pequeno atraso de 10 minutos em relação ao horário oficial, Pitty e Nando Reis subiram ao palco do Espaço Unimed. O set começou com uma exibição de cenas de entrevistas e shows de ambos os cantores (mesmo vídeo utilizado em campanhas publicitárias da turnê). Ao término da produção audiovisual, os artistas surgiram no cenário e iniciaram a apresentação com “Um tiro no coração”, música autoral exclusiva do projeto.
Para enlouquecer a plateia ainda nos primeiros minutos do show, veio um crossover com os hits “Admirável chip novo” e “Do seu lado”. Logo de cara, os fãs puderam perceber que a proposta improvável do rock alternativo da Pitty com o pop calmo de Nando funcionou muito bem e a união entre as letras das duas músicas se completaram perfeitamente. Sob a mesma proposta, mais uma “fusão” inédita foi performada: “Memórias” com “Me Diga”.
Ao término das novidades, os músicos decidiram apresentar outra proposta que marca a turnê “As Suas, As Minhas e As Nossas”: Nando e Pitty alternaram os vocais em seus principais sucessos. A cantora baiana, por exemplo, assumiu o protagonismo em “Sou Dela” – um dos principais hits do álbum “Sim e não”, lançado por Nando em 2006. Já o ex-Titãs comandou “Semana que vem”, single de “Admirável chip novo” – primeiro disco de sua parceira. Ao fim da “inversão de papéis”, Nando comentou: “Esse show… a delícia dele é poder misturar os universos, e minha alegria é entrar no universo da Pitty”.
Em seguida, os artistas compartilharam os vocais. Nando iniciou “Na sua estante”, e Pitty tomou a liderança da faixa apenas em seu refrão e no verso final. Já em “All Star”, coube à baiana conduzir a música e o paulistano assumiu a voz em sua composição apenas nos pontos altos. Aqui, percebe-se o quanto fez a diferença o cenário decorado sob medida, com telão que não só exibia letras das músicas, cenas de videoclipes e fotografias dos artistas, como também animações explosivas de objetos 3D que “explodiam”.
Em “Equalize”, os dois cantaram e até dançaram juntos, sendo acompanhados por gritos e aplausos do público. Na sequência, ainda animados pela recepção dos fãs, veio mais uma versão duo – dessa vez com de “Resposta”, coautoria de Nando gravada pelo Skank.
Para o bloco final, todas as luzes e efeitos foram acionados para decorar a execução de “Luz dos olhos” com “Teto de vidro”. Pitty e Nando Reis agradeceram à recepção dos fãs e trocaram elogios. Na sequência, veio o sucesso “Me adora” e a plateia cantou, de forma praticamente ensurdecedora, o popular refrão “Que você me adora / Que me acha f#da / Não espere eu ir embora pra perceber”.
Próximo do fim, uma parcela do público começou a deixar o local para pegar o último metrô. Assim, muitos não tiveram a oportunidade de conferir a união do hit “Máscara” com o refrão de “Não vou me adaptar”, sucesso dos Titãs, além do bis que contou com “Segundo Sol”, gravada por Cássia Eller, e a junção de “Mantra” e “Serpente”. Ponto negativo da organização: não houve atraso significativo, mas o horário oficialmente anunciado já era tarde o bastante para complicar o retorno dos fãs por transporte público.
A união do rock alternativo da Pitty e o pop animado do Nando Reis impressionou. Saiu da “mesmice” das parcerias usuais e apresentou algo novo. Certamente, a turnê “As Suas, As Minhas e As Nossas” comprovou ao público paulistano que a música não tem limites.
*Fotos de Jeff Marques / @mulekedoidomemo
Pitty e Nando Reis – ao vivo em São Paulo
- Local: Espaço Unimed
- Data: 23 de setembro de 2022
- Turnê: As Suas, As Minhas e As Nossas
Repertório:
- Um tiro no coração
- Admirável chip novo / Do seu lado
- Memórias / Me diga
- Sou dela / Semana que vem
- Os cegos do castelo
- Na sua estante
- All Star / Temporal
- Por onde andei
- Equalize
- Resposta
- Déjà Vu
- Te conecta / Marvin
- Luz dos Olhos / Teto de Vidro
- Relicário
- Me adora
- Máscara / Não Vou Me Adaptar
Bis:
- O segundo sol
- Mantra / Serpente
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.